Resumo: | Ainda hoje, a inclusão de alunos surdos no meio educacional enfrenta desafios, como a falta de acessibilidade nas escolas e a falta de profissionais capacitados em Libras. Apesar dos avanços na legislação e nas iniciativas de inclusão, há muito a ser feito para garantir a igualdade de oportunidades para todos.
Para promover a participação dos alunos surdos no processo de ensino-aprendizagem, é necessário adotar estratégias pedagógicas específicas, criando espaços de diálogo e reflexão entre professores, alunos surdos e suas famílias. É preciso identificar as necessidades específicas de cada aluno e desenvolver propostas pedagógicas que garantam uma aprendizagem de qualidade para todos. Este trabalho tem como objetivo discutir a inclusão de alunos surdos no processo de aprendizagem de matemática, por meio de propostas de ensino relevantes para as salas de aula, e estratégias de ensino que favorecem a compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos surdos.
É importante que toda a comunidade escolar compreenda a importância da inclusão e da valorização da cultura e língua de sinais dos alunos surdos. A falta de inserção desses alunos pode trazer consequências negativas, como a exclusão social e a falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
|