REVISITANDO O EXPERIMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO: MONITORAMENTO DE GERMINAÇÃO DE PHASEOLUS VULGARIS COM ARDUINO
Resumo:As noções de crescimento celular são frequentemente percebidas como abstratas, dificultando a compreensão de processos moleculares por estudantes do ensino básico. Nessa direção, este estudo propôs uma alternativa visual, quantitativa e acessível para um experimento clássico de ciências: o crescimento do grão de feijão (Phaseolus vulgaris). Utilizou-se uma sonda TDS (TDS Meter V1.0) para sólidos dissolvidos conectada a uma placa Arduino Uno R3, com leitura em tempo real por meio do software Arduino IDE, para medir a liberação de sólidos totais de cinco grãos de feijão durante quatro dias. Os recipientes foram organizados em triplicata, contendo três diferentes substratos (ágar 3%, água ultra pura, algodão) e 5 mL de água Milli-Q®, com controle da evaporação através da vedação com papel filme. A montagem constituiu na deposição do substrato, acomodação dos feijões com uma pinça e inserção da sonda.Os resultados demonstram que, corroborando a hipótese do estudo, há um aumento progressivo nos valores de TDS ao longo dos dias, variando, em média, de 1,33 ± 0,54 ppm no início para 1062,33± 1,89 ppm no terceiro dia, com forte correlação linear (R² = 0,945), indicando liberação de solutos pela planta. O modelo de regressão linear foi obtido por meio da plataforma JSPlotly e apresentou equação TDS = 260,30 * Dia + 117,87. Visualmente, observou-se ruptura do tegumento no primeiro dia após o início do experimento, e desenvolvimento radicular perceptível a olho nu no dia seguinte.A condução deste trabalho sugere um emprego relativamente simples para a inserção de proposta STEAM ao ensino básico, revisitando-se quantitativamente o experimento clássico de crescimento de feijões no algodão.
Referência 1:PINHEIRO, Tamara et al. Ensino de bioquímica para acadêmicos de fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista de Educação Bioquímica, v. 7, n. 1, 2009.
Referência 2:COLMAN, Amanda; LUCENA, Malson. Metagame: uma proposta para o ensino de bioquímica. Imagens de Educação, v.12, n.1, p. 102-121, jan 2022.
Referência 3:VIEIRA, Ronald Duarte et al. Electrical conductivity on the seed soaking solution and soybean seedling emergence. Scientia Agricola, v.61, n.2, p. 164-168, mar 2004.