EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS NA LIGA ACADÊMICA DE REABILITAÇÃO PULMONAR E PNEUMOLOGIA (LARPP) E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
Resumo:Introdução: Diante da crescente demanda por profissionais capacitados na área da reabilitação pulmonar, surge a necessidade de iniciativas que complementem a formação acadêmica. Nesse contexto, foi criada, em 2018, a Liga Acadêmica de Reabilitação Pulmonar e Pneumologia (LARPP), com o objetivo de promover o aprofundamento teórico e prático dos discentes de maneira multidisciplinar. Referencial teórico: As Ligas Acadêmicas são potentes estratégias desencadeadas na formação em saúde, protagonizadas por discentes e supervisionadas por docentes, que integram atividades de ensino, pesquisa e extensão (CAVALCANTE et al., 2018). A multiplicação de iniciativas como essa pode contribuir para a formação cidadã dos profissionais de saúde e promover a interdisciplinaridade (BASTOS; TRAJMAN; TEIXEIRA et al., 2012). Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no âmbito da Liga Acadêmica de Reabilitação Pulmonar e Pneumologia (LARPP). A liga promove encontros mensais, com o objetivo de aprofundar a formação acadêmica por meio da discussão de casos clínicos provenientes da clínica-escola e estudos dirigidos sobre a fisiopatologia do sistema respiratório. Além disso, são realizadas visitas técnicas com foco na reabilitação pulmonar, proporcionando uma vivência prática e enriquecedora aos discentes. Destaca-se, ainda, a produção colaborativa do e-book “Doenças Raras”, desenvolvido em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Pediátrica (LAFPEN), fortalecendo o compromisso com a integração do conhecimento e a promoção da interdisciplinaridade. Resultados e Discussão: A Liga oferece vivências práticas e teóricas que ampliam o repertório dos estudantes, estimulam o pensamento crítico, o trabalho multidisciplinar e o cuidado humanizado. A troca de saberes com profissionais da saúde fortalece o vínculo entre teoria e prática. Conclusão: A LARPP se consolida como uma ferramenta de grande impacto na formação acadêmica, estimulando o desenvolvimento técnico-científico multidisciplinar dos discentes e promovendo o aprimoramento contínuo por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Referência 1:BASTOS, Mayara Lisboa Soares de; TRAJMAN, Anete; TEIXEIRA, Eleny Guimarães; et al. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 38, n. 6, p. 803–805, 2012.
Referência 2:CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, p. 199-206, 2018.