VIII SALA ABERTA - PERFURAÇÕES ENDODÔNTICAS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Resumo:O Sala Aberta é uma ação teórico-prática promovida anualmente pelo grupo PET Odontologia, que visa aprofundar conhecimentos em especialidades contempladas na grade curricular obrigatória. Para a VIII edição da ação, o tema selecionado foi “Perfurações Endodônticas”, que é a parte da Endodontia responsável por estudar a comunicação entre o canal radicular e os tecidos periodontais/orais, com intuito de capacitar os profissionais a realizarem diagnósticos precisos e definirem tratamentos mais adequados. Assim, o objetivo do presente estudo, é relatar a experiência da VIII edição da ação. Inicialmente, um professor especialista no assunto foi convidado para orientar os petianos no desenvolvimento da ação. Em seguida, foram selecionados três petianos para a confecção do material e apresentação dos módulos teóricos. O evento foi gratuito, tendo como público-alvo acadêmicos de odontologia que cursaram a disciplina de Endodontia I; e foi dividido em dois módulos, sendo um teórico e um prático. Antes da apresentação dos seminários, foi aplicada uma avaliação acerca do tema do evento. Em seguida, foi apresentado o módulo teórico pelos petianos e o evento foi finalizado com o módulo prático conduzido pelo docente orientador. Ao término da ação, a mesma avaliação foi aplicada para análise de aproveitamento. Foi solicitado que os participantes preenchessem o formulário de avaliação do evento. Como resultado das provas aplicadas, observou-se melhora do aproveitamento dos participantes após término do evento (desempenho médio inicial: 80,5%; final: 88,5%). Sobre a avaliação do evento, a atividade foi classificada como ótima (94%) em relação ao tema exposto, material apresentado, desempenho dos apresentadores e sobre a atividade prática. Portanto, conclui-se que essa atividade possibilitou o ganho de conhecimento acerca do assunto abordado e permitiu que diversos discentes tivessem suas dúvidas sanadas, contribuindo para formação de profissionais mais capacitados e seguros de suas atividades clínicas.
Referência 1:SAED, S. M.; ASHLEY, M. P.; DARCEY, J. Root perforations: aetiology, management strategies and outcomes. The hole truth. Br Dent J, v. 220, n. 4, p. 171-80, fev. 2016.
Referência 2:BORGES, A. A. Revisão de literatura: tratamento das perfurações de origem endodôntica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário de Iporá – UNIPORÁ, Iporá.