RENOVAFLORA: INTEGRANDO CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO
Resumo:A preocupação com a conservação ambiental e a preservação dos recursos naturais tem despertado questões de natureza educacional, maximizando o envolvimento das diferentes áreas do conhecimento, bem como a capacitação dos envolvidos e da universidade em uma perspectiva multidisciplinar (JACOBI, 2003). Deste modo, o programa RenovaFlora surgiu da necessidade de integrar ensino, pesquisa e extensão em ações voltadas à conservação ambiental e uso racional dos recursos naturais, com base em uma perspectiva multidisciplinar e inclusiva. Com foco na formação de estudantes e no envolvimento da comunidade, o programa utiliza metodologias ativas para promover a autonomia e a participação no manejo de ambientes antropizados (SANTANA, 2023), sendo o principal objetivo deste modelo de ensino, o incentivo para que os alunos aprendam, de forma autônoma e participativa, o manejo do ambiente natural antropizado (PEIXOTO, 2016). As ações componentes do Programa incluem: a proposta de captação de água da chuva para irrigação da horta e do viveiro (Projeto Regando o Amanhã); a compostagem de resíduos orgânicos gerados no restaurante universitário do Campus de Poços de Caldas (Projeto Decompondo); a produção de mudas nativas para reflorestamento de áreas internas do campus e doação à comunidade (Projeto Reflorestar); a mobilização comunitária para cultivo de hortaliças e plantas medicinais (Projeto Cultiva Unifal); o cultivo de plantas aromáticas para extração de óleos essenciais (Projeto Aromas da Terra); a construção de infraestruturas sustentáveis com materiais ecológicos (Projeto LES); e a capacitação em técnicas de extração de substâncias bioativas (Curso de Extração). Inicialmente, as atividades estão ocorrendo em espaço interno da universidade, acessível e estruturado para integrar todos os projetos, com previsão de ampliação para atendimento ao público externo, promovendo educação ambiental e transformação social.
Referência 1:JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-206, 2003.
Referência 2:PEIXOTO, A. G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Outras palavras, v. 12, n. 2, 2016.
Referência 3:SANTANA, V. A. Uso, percepção e importância da fotografia na educação ambiental: construção de uma sequência didática como metodologia ativa envolvendo fotografias de Sebastião Salgado, 2023.