O USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DA PELE: UMA REVISÃO NA LITERATURA.
Resumo:Introdução: Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes” ou “pods”, são dispositivos eletrônicos que utilizam um sistema de aquecimento, o qual contém uma bateria e um atomizador para vaporizar um líquido (e-líquido) em aerosol, inalado pelos usuários. A composição do e-líquido é variada de acordo com o produtor, porém já foram identificadas substâncias como polietilenoglicol, glicerina, nicotina, metais pesados e diversos tipos de aromatizantes, os quais afetam a saúde da pele. O objetivo deste trabalho é identificar os impactos do uso desses dispositivos na pele. Material e métodos: Foram selecionados 5 artigos, encontrados por meio de uma busca de trabalhos publicados entre 2021 e 2025 nas plataformas PubMed (U. S. National Library of Medicine), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Google Scholar. Resultados e discussão: O uso de cigarros eletrônicos cria um ambiente de estresse oxidativo que causa uma série de danos ao DNA e predispõe os indivíduos a desenvolverem lúpus eritematoso sistêmico, o qual tem diversas implicações na pele. Além disso, a presença de substâncias alérgenas no e-líquido, tais como o limoneno e o mentol, bem como do níquel, presente na estrutura metálica desses dispositivos, pode causar dermatite alérgica de contato, a qual consiste em uma reação alérgica do tipo IV em que o indivíduo tem contato prévio com o alérgeno. Outro tipo de dano relatado na literatura está relacionado a problemas no funcionamento da bateria de lítio desses dispositivos, que podem levar a um superaquecimento e até mesmo explosões, resultando em queimaduras. Conclusão: Esse estudo confirma a relação entre o uso de cigarros eletrônicos e o desenvolvimento de danos na pele, os quais podem acometer desde as regiões mais expostas durante o uso, como mãos e face, até mesmo regiões distintas, pelo desenvolvimento de doenças sistêmicas.
Referência 1:CHONG-SILVA, Débora Carla et al. Electronic cigarettes:“wolves in sheep's clothing”. Jornal de Pediatria, v. 101, n. 2, p. 122-132, 2025.
Referência 2:MAI, Kevin et al. Perioral Contact Dermatitis Caused by Limonene Hydroperoxide in Cannabis Vaping Products. SKIN The Journal of Cutaneous Medicine, v. 7, n. 2, p. 723-726, 2023.
Referência 3:MATAR, Stéphanie et al. Cutaneous manifestations associated with substance use disorders. JAAD Reviews, v. 4, p. 206-219, 2025.