PROMOÇÃO DE SAÚDE E INTEGRAÇÃO: A ATUAÇÃO DO GRUPO PET ODONTOLOGIA EM CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM 2024
Resumo:Apesar das décadas de ações e campanhas de promoção de saúde bucal no Brasil, desafios persistentes como a alta prevalência de cárie não tratada e a perda dentária em idosos permanecem, sendo que a autopercepção da necessidade de tratamento em reabilitação oral ainda é considerada baixa. Nesse sentido, as campanhas de educação em saúde desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia têm papel fundamental ao associar o desenvolvimento de trabalho em equipe à presença na comunidade, o que contribui para a democratização do conhecimento e o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a comunidade. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da atuação do grupo PET Odontologia em ações de promoção de saúde e integração, desenvolvidas em 2024. Foram organizadas quatro ações em parcerias com entidades acadêmicas, privadas e sociais: “Estomatologia na Praça”, “PET na Feira”, uma ação com a empresa Ipanema Coffees e outra com a ONG Estação Vida. Todas atividades planejadas passavam pela avaliação de professores especialistas e pela tutora, que analisavam os materiais e as informações a serem difundidas. As campanhas atingiram um público amplo, englobando desde trabalhadores rurais adultos até jovens estudantes, exibindo caráter preventivo, com temas como autoexame, cuidados com a saúde geral e bucal e prevenção de doenças, além da propagação de informação sobre os serviços prestados gratuitamente pela Universidade à comunidade. Os resultados demonstraram impacto positivo tanto na formação dos acadêmicos, que desenvolveram habilidades interpessoais e aplicaram conhecimentos teóricos na prática, quanto na comunidade, que teve acesso gratuito e democratizado a orientações de saúde. Desse modo, as ações atenderam a demandas sociais por meio de uma rede de crescimento mútuo, fortalecendo a relação entre a Universidade e a sociedade, promovendo saúde, melhorando a qualidade de vida da população e sedimentando o papel social da educação superior.
Referência 1:CRESCENTE, Luiza Gasparotto; GEHRKE, Gabriela Hammes; SANTOS, Camila Mello dos. Mudanças da prevalência de dentes permanentes cariados no Brasil e em países de renda média-alta nos anos 1990 e 2017.
Referência 2:SOUZA, et al. Autopercepção da necessidade de prótese dentária total entre idosos brasileiros desdentados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 3407-3415, 2016.
Referência 3:CRESCENTE et al. Mudanças da prevalência de dentes permanentes cariados no Brasil e em países de renda média-alta nos anos 1990 e 2017. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1181-1190, 2022.