AÇÕES PRÓ-AMBIENTAIS NA ESFERA PÚBLICA DO MUNDO: ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA "INTERNATIONAL SOCIAL SURVEY PROGRAMME ISSP 2020 ENVIRONMENT IV"
Resumo:Considerando a relevância das mudanças climáticas à saúde humana, animal e ao meio ambiente integral, faz-se necessário o estudo de ações realizadas pela sociedade civil, a fim de mitigar e se adaptar a tais mudanças. Ações pró-ambientais públicas são práticas coletivas que demandam decisões políticas, como protestos e petições ambientais (STERN, 2020; MARQUES, 2023). Nesse diapasão, esta pesquisa teve como objetivo analisar dados de ações pró-ambientais públicas do questionário IV, de Meio Ambiente, do Programa Internacional de Estudos Sociais (ISSP) de 2020, referentes a protestos e petições ambientais, e verificar a sua relação com os extratos de renda dos países respondentes (GESIS, 2023; THE WORLD BANK, 2025). Para atingir este objetivo, foi realizada revisão bibliográfica, coleta de dados sobre participação em protestos e petições em 28 países, e posterior análise comparativa. A pesquisa possibilitou o cálculo da média de participação em protestos em países de renda nacional bruta média de 5,8%, e de renda alta, 5,1%; e a média de petições em países de renda média, de 6,4%, e de renda alta, 21,4%. A Índia, país de renda média-baixa, obteve o maior percentual de participação em protestos, 17,7%, podendo ser associado com o cenário democrático que o país tem vivenciado nos últimos anos e sua pluralidade ideológica a favor do ambientalismo; enquanto o Japão, de renda alta, obteve o menor percentual, 0,2%, o que pode ser relacionado com a vaga coordenação e atraso da resistência mais proativa dos movimentos. Já a Áustria, de renda alta, apresentou o maior percentual em petições, 39,1%, podendo ser amparado pelo seu histórico de grande número de assinantes; e a China, de renda média-alta, o menor percentual, 2,8%, o que pode ser atrelado a uma dependência de fatores, como hierarquia administrativa, estrutura industrial e oportunidades políticas.
Referência 1:LEIBNIZ INSTITUTE FOR THE SOCIAL SCIENCES (GESIS). ISSP 2020 – Environment IV: Variable Report. Cologne: GESIS, 2023.
Referência 2:MARQUES, Luiz. O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2023.
Referência 3:STERN, Paul C. Toward a coherent theory of environmentally significant behaviour. Journal of Social Issues, v. 56, n. 3, p. 407-424, 2000.