OFICINA DE CAPOEIRA GINGA LEGAL: INTERGERACIONALIDADE, SAÚDE MENTAL E CULTURA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO.
Resumo:Em 2012, foi criado o projeto Oficina de Capoeira Ginga Legal com o intuito de oferecer gratuitamente aulas de capoeira aos estudantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e às crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, o projeto oferece as aulas de capoeira no prédio da extensão (sala L106), dentro do ambiente universitário, para estudantes da UNIFAL e toda comunidade externa. O objetivo do projeto foi fornecer aulas de capoeira, maculelê e musicalidade, bem como propor a capoeira não só como arte, mas como instrumento de defesa pessoal, valorizando também suas raízes. O projeto consistiu nas aulas de capoeira e musicalização que ocorreram duas vezes por semana e tiveram a duração de 2 horas. As aulas foram constituídas de três partes: inicialmente era realizado o alongamento, posteriormente os treinos individuais e em duplas e ao final dos treinos era realizada a roda de capoeira, onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o que aprenderam durante os treinos, bem como praticar o que foi aprendido durante as aulas de instrumentos musicais, para que a capoeira também seja explorada em sua musicalidade. A aula de capoeira no ambiente universitário, com a inserção da comunidade, influenciou ativamente no combate ao preconceito, desmitificando o estereótipo dessa cultura, que já foi marginalizada no passado. Na roda de capoeira, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar a sua identificação com a prática, seja jogando, tocando um instrumento, cantando ou batendo palmas. O projeto Oficina de Capoeira Ginga Legal atingiu os objetivos propostos. Conforme as aulas são ministradas, a socialização entre pessoas de diferentes gerações é evidente, fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar.
Referência 1:FARINA, Sinval. Pedagogia da Mandinga: A Capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua, Revista Didática Sistêmica, v. 13, n. 02, p. 94, 2011.
Referência 2:LUSSAC, Ricardo Martins Porto.; TUBINO, Manoel José Gomes. Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil, Revista da Educação Física /UEM, Maringá, v. 20, n. 1, p. 7-16, 2009.