PROGRAMA CONDIÇÕES CRÔNICAS: CUIDADOS INOVADORES
Resumo:Introdução: O Programa de extensão multidisciplinar da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG com cinco projetos vinculados e alinha as temáticas de condições crônicas; formação de recursos humanos; capacitação de cuidadores e referenciais teóricos para a implementação de ações de educação e de cuidados inovadores; e a produção do conhecimento. Objetiva contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, por meio da troca de saberes com a sociedade e o desenvolvimento de ações de educação à comunidade e cuidado às pessoas com condições crônicas. Referencial Teórico: Clínica Ampliada e Compartilhada (Brasil, 2009), Autocuidado Apoiado (Cavalcanti; Oliveira, 2012), Navegação de pacientes (Pautasso et al., 2020). Material e Métodos: Desenvolve as ações de educação permanente; de cuidado e de educação em saúde em visitas domiciliares às pessoas/familiares/cuidadores de pessoas com condições crônicas e/ou ferida de difícil cicatrização; acompanhamento longitudinal de pessoas com feridas nas Estratégia Saúde da Família e em Centro de alta complexidade; oficinas, estações de aprendizagem e navegação de pacientes, com instrumentos validados e elaborados pelos integrantes. Resultados e Discussão: Realizadas 25 reuniões no primeiro semestre de 2025; um evento, duas feiras de saúde, organização da III Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade; quinze ações de ludicidade às pessoas internadas; visitas domiciliares para educação em saúde e cuidado; 2160 atendimentos com acompanhamento longitudinal para prevenção e tratamento de feridas, 83% obtiveram cicatrização total; 14 postagens no Instagram com alcance de 35.779 visualizações. Concluídas seis iniciações científicas, três doutorados, em andamento cinco iniciações, seis mestrados, nove doutorados, publicados três artigos, capítulos de livro internacional e ebook e premiação em evento nacional. Conclusão: O programa contribui para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, curricularização da extensão, formação cidadã e conformação de competências, por meio de experiência em cenário real, numa perspectiva, dialógica e inovadora com vistas à qualidade de vida das pessoas.
Referência 1:BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
Referência 2:AUTOCUIDADO APOIADO. Manual do profissional de saúde. Org. Ana Maria Cavalcanti e Angela Cristina Lucas de Oliveira. Curitiba. Secretaria Municipal de Saúde. 2012.
Referência 3:PAUTASSO, F.F., LOBO, T.C., FLORES, C.D., CAREGNATO, R.C.A. Nurse Navigator: desenvolvimento de um programa para o Brasil. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28.