SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL ANALGÉSICO E ANTI-INFLAMATÓRIO MULTIALVO DE DERIVADOS HÍBRIDOS INÉTITOS DO TIPO CURCUMINA-CAPSAICINA
Resumo:A inflamação é uma resposta fisiológica crucial que atua como mecanismo de primeira linha de defesa do organismo, mobilizando leucócitos da circulação para os tecidos lesados, a fim de tratar lesões ou combater infecções. No entanto, quando esse processo biológico persiste ao longo do tempo, pode tornar-se crônico, danificando células e tecidos saudáveis e contribuindo para a progressão de diversas doenças, incluindo câncer, distúrbios cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Devido à complexidade das respostas fisiológicas associadas a doenças inflamatórias, caracterizadas por cascatas bioquímicas que envolvem células imunes, vasos sanguíneos e mediadores moleculares e celulares, a Química Medicinal tem buscado soluções terapêuticas mais eficazes. Uma estratégia promissora é o desenvolvimento de ligantes multialvo, projetados racionalmente, visando criar uma estrutura química única com dois ou mais grupos farmacofóricos distintos e que possam ser reconhecidos por mais de um alvo molecular envolvidos na patogênese de uma dada doença. Essa abordagem busca otimizar a farmacodinâmica e farmacocinética, reduzir a toxicidade e custo, além de aumentar a eficácia e a biodisponibilidade das moléculas. Nesse contexto, o presente trabalho propôs a síntese de uma nova série de híbridos moleculares inspirados nas estruturas da curcumina e da capsaicina, duas substâncias naturais com amplo espectro de propriedades biológicas que incluem atividade anti-inflamatória, antioxidante, neuroprotetora, antiamiloide e ativadora de Nrf2, visando à obtenção de novas substâncias bioativas, com perfil farmacológico anti-inflamatório e analgésico potencializados. O planejamento molecular da série-alvo foi baseado na hibridação molecular da subunidade feruloílica da curcumina, com diferentes substituintes na subunidade aromática, e da subunidade amidoarílica da capsaicina, cuja rota sintética é composta por cinco etapas. No desenvolvimento experimental, a rota proposta foi sistematicamente estudada, padronizada e otimizada, destacando-se o sucesso alcançado em termos de rendimentos, tempos reacionais, redução na formação de subprodutos e nas etapas de purificação, sendo que o trabalho encontra-se em sua etapa final. Nesta etapa, será concluída a síntese de cerca de 20 novos compostos híbridos que serão avaliados em modelos in vitro e in vivo em colaboração estabelecida com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Referência 1:CHAVDA, Vivek P.; FEEHAN, Jack; APOSTOLOPOULOS, Vasso. Inflammation: The Cause of All Diseases. Cells, v. 13, n. 22, p. 1906, 18 nov. 2024.
Referência 2:GUPTA, Anshita et al. Capsaicin: pharmacological applications and prospects for drug designing. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 77, n. 4, p. 459–474, 3 abr. 2025.
Referência 3:PENG, Ying et al. Anti-Inflammatory Effects of Curcumin in the Inflammatory Diseases: Status, Limitations and Countermeasures. Drug Design, Development and Therapy, v. Volume 15, p. 4503–4525, nov. 20