OBSERVATÓRIO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE POÇOS DE CALDAS-MG
Resumo:O Observatório dos Espaços Públicos de Poços de Caldas – MG é um projeto que produz e divulga estudos sobre a quantidade e qualidade de praças e parques. Analisando aspectos físico-ambientais, comportamentais e perceptivos, a iniciativa tem como objetivo promover a cidadania e a educação política, incentivando o engajamento social para melhorar o uso e a qualidade desses espaços. Espaços públicos são essenciais para a socialização e o desenvolvimento da cidadania, oferecendo benefícios ambientais e psicológicos (Ecker, 2020). No entanto, a falta de manutenção leva ao seu desuso e aumenta a dependência de espaços privados, o que contribui para o aumento das desigualdades (Alex, 2008). No primeiro semestre de 2025, o projeto realizou o mapeamento e inventário de 118 praças e parques, utilizando um formulário adaptado da metodologia de Ramos et al. (2025), que contempla a averigação de itens como área sombreada, área permeável, qualidade do paisagismo, quantidade de equipamentos (playground, academia, etc.), segurança e acessibilidade, além de registrar a situação atual com fotografias. A análise preliminar aponta para a existência de espaços públicos com condições bastante distintas em Poços de Caldas. De um lado, há locais bem estruturados e mantidos, que receberam investimentos recentes. Do outro, foram identificados espaços com problemas de manutenção, infraestrutura e acessibilidade. Embora uma análise detalhada sobre o uso e apropriação desses locais ainda esteja pendente, a percepção inicial nas visitas é em geral de baixa utilização. Para o segundo semestre, as informações coletadas serão tabuladas e divulgadas em parceria com a ONG Planeta Solidário. A divulgação ocorrerá pela internet, em reuniões com o poder público e em ações comunitárias. A perspectiva é articular ações para melhorar a distribuição e apropriação desses espaços, incentivando a população a retomá-los, fortalecendo o convívio social e valorizando o patrimônio coletivo.
Referência 1:ALEX, Sun. Praça: convívio e exclusão no espaço público. São Paulo: Senac, 2008.
Referência 2:ECKER, Vivian Dall’igna. O Conceito de praça para a qualidade da paisagem urbana. Revista Projetar: Projeto e Percepção do Ambiente, v.5, n.1, p. 101-110, 2020.
Referência 3:RAMOS, Larissa A.; JESUS, Luciana A. Netto de; PASSAMANI, Amanda J.; CONDE, Karla M.. Qualidade Socioambiental de Praças: Aplicação de indicadores da ferramenta “QUALIFICAURB”. Revista Projetar: Pro