MATEMÁTICA CRIATIVA E SUSTENTÁVEL: AVENTURAS DA MASCOTE DO PROJETO DOU CONTA!
Resumo:Resumo: Este trabalho tem por intuito, compartilhar algumas atividades do projeto DOU CONTA! DIVIDINDO DÚVIDAS, SOMANDO CONQUISTAS, no qual foram desenvolvidas estratégias lúdicas e sustentáveis para o ensino de matemática, integrando metodologias ativas e práticas ambientais. Buscou-se promover uma aprendizagem significativa junto a estudantes do 3º ano, turma 36 do Ensino Médio, da Escola Brasil da cidade de Varginha-MG, utilizando jogos, desafios e atividades interativas como ferramentas pedagógicas. Todos os materiais foram confeccionados a partir de itens recicláveis, sendo este um diferencial, reforçando a importância da reutilização e da responsabilidade ambiental no contexto escolar. Como identidade visual do projeto, definiu-se a mascote (inspirado na tartaruga e com simbologias matemáticas), em uma das atividades coletiva, junto aos estudantes e equipe executora, e concebido a partir dos princípios do Projeto Tamar, cujo compromisso é “proteger tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção no litoral brasileiro” (PROJETO TAMAR, 2024). A mascote foi concebida como produto educativo e passou a ser utilizado nas atividades subsequente, reforçando a mensagem de que o desenvolvimento do conhecimento, tal como a preservação ambiental, requer cuidado, compromisso e responsabilidade social. Essa escolha simbolizou a construção gradual e consciente do conhecimento, alinhada à mensagem de cuidado com o planeta. As atividades foram elaboradas para integrar conceitos matemáticos a práticas que incentivassem a colaboração e a criatividade. Entre as ações, destacaram-se jogos como Shisima, Tangram e Domina Perímetro (dominó), além de dinâmicas no Kahoot, jogos de tabuleiro e uma Caça ao Tesouro baseada em métodos alternativos para resolver equações quadráticas. A iniciativa reforçou o quanto é possível unir ensino de matemática, consciência ambiental e trabalho coletivo, transformando a sala de aula em um espaço criativo e comprometido com valores sustentáveis, fortalecendo a relação entre educação matemática e preservação do meio ambiente.
Referência 1:PARENTE, José Reginaldo Feijão. Afetos, escola e educação afetiva: potencializando pessoas e processos. Sobral-CE: Sertão Cult, [Edição Uva], 2022.
Referência 2:Projeto Tamar. (2024). Sobre o Projeto Tamar. Disponível em: https://www.tamar.org.br Acesso em: 14, agosto, 2025.
Referência 3:PAES, H. L.; RODRIGUES, L. B. S.; MOREIRA, I. M. B. Metodologias ativas no ensino de Matemática. Rev. Foco, v.17, n.1, e4223, p.1-27, jan. 2024. DOI:10.54751/revistafoco.v17n1-134.