PROJETO DE EXTENSÃO DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Resumo:Introdução: O projeto fundamenta-se na integração ensino, pesquisa e extensão para qualificar o cuidado às pessoas com condições crônicas, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Objetiva promover a troca de saberes entre universidade e comunidade, a curricularização e desenvolver ações de educação e cuidado. Material e Método: fundamentado nos referenciais do Autocuidado Apoiado (Cavalcanti; Oliveira, 2012), Navegação de pacientes (Pautasso et al., 2020), realizadas em colaboração interprofissional, oficinas, estações de aprendizagem, feiras de saúde e navegação de pacientes em diferentes cenários com aplicação de instrumentos validados. Resultados e Discussão: realizadas consultas de enfermagem e laserterapia com foco na prevenção de complicações nos pés em cinco pessoas com Diabetes Mellitus cadastradas nas ESFs, com cicatrização completa. Ações de educação, cuidado e navegação de pacientes em ambulatório, serviços de alta complexidade e domicílio, totalizando 950 atendimentos, com 80% de cicatrização total; oito reuniões de equipe, duas estações de aprendizagem, participação em duas feiras de saúde, totalizando 258 pessoas. Publicação do Ebook, dois capítulos em livro internacional, dois artigos publicados e quatro submetidos, seis apresentações em eventos científicos, com duas premiações nacionais, conclusão de uma tese, dois trabalhos de iniciação científica e em andamento, cinco trabalhos de iniciação científica e cinco de pós-graduação; organização da III Jornada Nacional de Pesquisa e Extensão em Cronicidade. Os resultados evidenciam a importância da indissociabilidade para a qualificação do cuidado em saúde e formação acadêmica. As consultas contribuíram significativamente para a prevenção de complicações. A navegação de pacientes mostrou-se eficaz ao garantir acompanhamento contínuo, articulação entre serviços e resolutividade em casos complexos. Conclusão: O projeto destacou-se como uma experiência inovadora, promovendo a geração de conhecimento, o fortalecimento das competências profissionais e o atendimento às demandas de saúde da população, reafirmando a importância da extensão universitária como vínculo essencial entre universidade e sociedade.
Referência 1:CAVALCANTI, A. M.; OLIVEIRA, A. C. L. de. Autocuidado apoiado: manual do profissional de saúde. Curitiba: Secretaria Municipal da Saúde, 2012.
Referência 2:PAUTASSO, F. F.; LOBO, T. C.; FLORES, C. D.; CAREGNATO, R. C. A. Nurse Navigator: desenvolvimento de um programa para o Brasil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 28: e3275, 2020. https://doi.org/10.1590/151