| Resumo: | A Odontologia Hospitalar vem se consolidando como uma área em crescente expansão dentro da saúde (VIEIRA et al., 2012). Com o intuito de atender essa demanda e proporcionar vivência prática aos estudantes, foi criado o Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos”, desenvolvido por graduandos, pós-graduandos e docentes da UNIFAL-MG em parceria com a instituição Vida Viva de Alfenas. O presente estudo tem como objetivo relatar o plano de tratamento odontológico de uma paciente em acompanhamento oncológico, além de destacar as percepções dos envolvidos.
Na consulta inicial, foram realizados anamnese, exame clínico e exames complementares, que apontaram a necessidade de tratamento endodôntico no dente 25. Procedeu-se à abertura coronária com aplicação de medicação intracanal e restauração provisória. No segundo atendimento, diante do relato de dor, foi feita instrumentação cervical e média com nova medicação intracanal. Na terceira sessão, realizaram-se odontometria, instrumentação rotatória e inserção de hidróxido de cálcio associado ao PMCC, devido à persistência de dor mastigatória. Na última consulta, foi concluída a obturação do canal radicular e realizada a restauração da cavidade classe I com resina composta.
O caso clínico demonstrou que o tratamento estabelecido foi eficaz na resolução da queixa da paciente, que expressou satisfação e gratidão pelo atendimento. Além disso, evidenciou a relevância do cuidado odontológico no contexto oncológico e proporcionou aos discentes aprendizado técnico e humano, contribuindo de forma diferenciada para sua formação acadêmica.
|