AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA EFICÁCIA DE UM PROTOCOLO QUÍMICO PARA DESCONTAMINAÇÃO DAS LINHAS DE ÁGUA DAS UNIDADES ODONTOLÓGICAS
Resumo:Os equipos odontológicos são compostos por sistemas de tubos interconectados responsáveis por fornecer água para irrigação e resfriamento dos instrumentos rotatórios durante os procedimentos clínicos, além de realizarem a sucção de fluidos da cavidade oral. A utilização de água contaminada durante os atendimentos odontológicos pode representar um risco de infecção cruzada, frequentemente associada à presença de biofilme nas tubulações das linhas de água. Diante disso, esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um protocolo de descontaminação das linhas de água de alguns equipos da FO-UNIFAL-MG. O protocolo consistiu em um tratamento de choque com solução de NaOCl 0,5% mantida por 15 minutos nas linhas, de 5 equipos, seguida pela utilização de água filtrada. Utilizou-se uma pastilha com componentes desinfetantes no reservatório de água durante o período de experimento. Foram realizadas coletas da água de abastecimento, da seringa tríplice e da caneta de alta rotação, antes e após o protocolo. As amostras foram armazenadas em tubos contendo meio de cultura específico para bactérias e fungos, incubadas em estufa a 35°C. A análise microbiológica foi feita por contagem de Unidades Formadoras de Colônia (UFC). Antes do tratamento, todos os cinco equipos apresentaram crescimento de fungos e bactérias. Após o procedimento, três não apresentaram fungos, dois apresentaram crescimento mínimo, e nenhum apresentou contaminação bacteriana. Após 28 dias, todos os equipos mantiveram contagens inferiores a 10 UFC para bactérias e fungos, dentro dos padrões microbiológicos aceitáveis. Assim, a realização do choque associada ao uso da pastilha foi necessária para eliminar a contaminação bacteriana e fúngica das linhas de água. A avaliação dos parâmetros biológicos da água constitui um aspecto essencial da biossegurança, podendo ser incorporada à rotina do consultório odontológico.
Referência 1:Bayani, M.; et al. Bacterial biofilm prevalence in dental unit waterlines: a systematic review and meta-analysis. BMC Oral Health, v. 106, n. 5, 2023.
Referência 2:Kolbe, R.J.; Siqueira, M.F. Innovative solutions for dental unit waterline care: Empowering students to enhance safety. Journal of Dental Education, p. 1-2, 2023.