CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE TRABALHO DA ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo:Introdução: Inteligência Artificial (IA) são tecnologias que simulam a cognição humana, utilizando algoritmos e informações da rede. Por meio da incorporação de prontuários eletrônicos e sistemas de IA nos serviços de saúde, pode haver a redução da sobrecarga dos enfermeiros e melhorar a qualidade de vida no trabalho (MARTINEZ-ORTIGOSA et al, 2023). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da inteligência artificial para a enfermagem hospitalar. Referencial Teórico: A digitalização da Saúde pode promover melhor gerenciamento dos processos de trabalho, por meio da utilização de modelos de IA que automatizam tarefas, liberando mais tempo para o cuidado direto com o paciente (CHEN et al, 2022). Além disso, o rápido processamento de informações facilita o acesso a evidências para decisões clínicas (LEE; YOON, 2021). Material e Método: Revisão narrativa de literatura utilizando a base de dados PubMED-MEDLINE, com os descritores “hospital nursing”, “artificial intelligence” e “management”, combinados entre si pelo operador booleano AND. A busca incluiu artigos publicados nos últimos cinco anos, em inglês e português. Por meio da avaliação do título e resumo, foram selecionadas 10 obras para leitura integral. Resultados e Discussão: No contexto da enfermagem, a Inteligência Artificial tem sido utilizada para documentação, monitorização de pacientes, prevenção de quedas e úlceras de pressão, etc., principalmente no cenário hospitalar. Desse modo, a IA aumenta a eficiência e agilidade dos serviços, e potencializa os resultados clínicos. Ademais, com a finalidade de criar sistemas apropriados para a gestão operacional da saúde, sugere-se o envolvimento de enfermeiros em todos os processos da IA, desde o desenvolvimento até implantação. Conclusão: A literatura aponta que a Inteligência Artificial promove inovação e otimização do cuidado, além de melhor qualidade de vida no trabalho. Por fim, para acompanhar o avanço tecnológico, faz-se necessário a implementação de disciplinas de informática na graduação da Enfermagem.
Referência 1:CHEN, Yanjiao et al. Is there a gap between artificial intelligence applications and priorities in health care and nursing management?. Journal of Nursing Management, v. 30, n. 8, p. 3736-3742, 2022.
Referência 2:LEE, DonHee; YOON, Seong No. Application of artificial intelligence-based technologies in the healthcare industry: Opportunities and challenges. International journal of environmental research and pub
Referência 3:MARTINEZ-ORTIGOSA, Adrian et al. Applications of artificial intelligence in nursing care: a systematic review. Journal of Nursing Management, v. 2023, n. 1, p. 3219127, 2023.