PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM ODONTOLOGIA - PET-ODONTOLOGIA - UNIFAL-MG: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA CRESCIMENTO DO PETIANO, DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DA SOCIEDADE
Resumo:O Programa de Educação Tutorial (PET) consiste em um grupo de alunos orientados por um professor tutor, desenvolvendo propostas variadas e inovadoras para a integração dos três pilares que regem o ensino superior: pesquisa, ensino e extensão. A indissociabilidade entre os três princípios foi estabelecida como dever às universidades pelo artigo no 207 da Constituição Federal de 1988, e, entre as estratégias traçadas subsequentemente, houve a consolidação do Programa. Nesse contexto, ressalta-se que o desenvolvimento dessas ações pelo PET não só atende à obrigação constitucional, como também permite uma formação global dos alunos bolsistas do Programa e dos demais discentes do curso, ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade. Dessa forma, é válida a análise das atividades anuais que o grupo PET-Odontologia desenvolve para cumprir seus objetivos. Primeiramente, o grupo requer a participação dos integrantes em iniciações científicas, monitorias e projetos de extensão, salientando a imprescindibilidade dos três pilares. Outrossim, seus integrantes promovem as seguintes ações: Odontologia de Portas Abertas, Simpósio Odontologia Feita por Elas, Sala Aberta, Oficinas Internas e Externas, Seminários Internos e Estudos Dirigidos, Cine-PET, Campanhas de Educação em Saúde, Por Dentro do PET, além de ser responsável pelo projeto de extensão ReabilitArte UNIFAL e participar em aulas para aprimoramento de habilidades e competências em língua inglesa. Assim, considerando o caráter multimodal de várias das 13 ações citadas, pode considerar-se a contemplação satisfatória do pilar pesquisa por 8 delas, o pilar ensino por 11 e o pilar extensão por 8 das atividades. Embora reconheça-se a importância de cada pilar por si só, a perspectiva ternária é a orientadora da qualidade da produção universitária. Portanto, o PET busca constantemente atingir a tridimensionalidade do tripé pesquisa-ensino-extensão em suas atividades anuais, especialmente para contribuir à formação diversificada e à ampliação da visão de mundo dos acadêmicos que o integram.
Referência 1:BRASIL. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial - MOB. Brasília, 2006. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes. Acesso em: 11 jul. 2025.
Referência 2:MOITA, F. M. G. DA S. C.; ANDRADE, F. C. B. DE. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 269–280, 2009.