PROJETO EU SOU VOLUNTÁRIO: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE PÚBLICA.
Resumo:Introdução: Implementado no ano de 2014, o projeto “Eu Sou Voluntário” tem como objetivo principal educar, prevenir e promover a saúde na comunidade atendida na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL-MG, baseando-se em conhecimentos acadêmicos. Trata-se, de uma ação extensionista para discentes de 5º a 8º período dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição, direcionada à integração do aluno nos atendimentos da população. Referencial teórico: A Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012) aponta que a extensão contribui para a transformação social e a formação ética, política e solidária dos estudantes. Nessa perspectiva, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG destaca o papel estratégico da extensão universitária enfatizando a importância do diálogo com a comunidade externa (UNIFAL-MG, 2020). Materiais e métodos: O projeto realiza uma seleção semestral por meio da Plataforma Google Forms e o inscrito deve cumprir a carga horária mínima de 30 horas por semestre. Contudo, as atividades são voltadas à promoção à saúde e envolvem o acompanhamento dos atendimentos realizados pelos alunos do estágio obrigatório na Clínica Escola, ILIP e APAE. Adicionalmente, são elaborados materiais educativos, como cartilhas e grupos educativos, além da participação em eventos relacionados. Destaca-se ainda a produção de conteúdos digitais voltados à atenção à saúde, com foco na população não presencial. Resultados e discussão: No primeiro semestre de 2025, o projeto contabilizou 140 atendimentos incrementais. Assim, a ação extensionista contribuiu para a otimização do tempo, atendimento humano e individualizado e com impacto direto na redução de filas de espera para os usuários que dependem do SUS. Conclusão: O projeto promove a vivência da prática e aprimoramento do raciocínio clínico-científico durante os atendimentos. Por fim, a iniciativa contribui para efetivação do direito universal à saúde na região de Alfenas-MG, ao mesmo tempo que gera o fortalecimento social da universidade pública por meio da extensão.
Referência 1:FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2012. Disponível em: https://www.forproex.ufrj.br/index.php/docu
Referência 2:UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025; coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN)