SABORES E CICLOS: RECEITAS QUE ALIVIAM OS SINTOMAS DA TPM E SUAVIZAM SEUS EFEITOS
Resumo:A Tensão Pré-Menstrual (TPM), caracteriza-se por sintomas físicos, comportamentais e emocionais que surgem entre uma a duas semanas antes da menstruação e cessa com o início do fluxo menstrual. Esses sintomas incluem alterações gastrointestinais, cefaleia, irritabilidade, edema e distensão abdominal, podendo causar ansiedade, depressão e prejuízos na concentração, comprometendo a qualidade de vida da mulher. Diante disso, estratégias não farmacológicas, como orientações nutricionais e fitoterápicas, configuram alternativas relevantes para a promoção do bem-estar. Com esse propósito, o programa de extensão FitoconsCiência realizou a oficina “Sabores e Ciclos: receitas que aliviam os sintomas da TPM e suavizam seus efeitos” , integrando entre nutrição e fitoterapia no manejo dos sintomas da TPM. A oficina contou com 20 participantes, que prepararam suco de melancia com hortelã e bolo de banana com aveia. A docente responsável apresentou os materiais e orientações oralmente e por folders, garantindo a correta execução no laboratório de técnica dietética. Os resultados indicaram que alimentos e preparações culinárias com propriedades funcionais podem ser uma estratégia complementar eficaz na redução dos sintomas TPM. A junção entre nutrição e fitoterapia, aplicada em receitas simples e acessíveis, despertou maior interesse pelo autocuidado e alternativas naturais, promovendo o alívio dos sintomas e engajamento dos alunos com reflexões sobre o papel ativo da mulher na construção de sua saúde, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento científico e as práticas cotidianas de cuidado com a saúde feminina. Conclui-se que o projeto tem um objetivo além do acadêmico, abordando também aspectos como saúde mental e autoconhecimento da mulher, temas que são de extrema importância no contexto atual. O projeto destaca a importância da interdisciplinaridade no contexto acadêmico e incentivou tanto os alunos do programa, no planejamento de projetos, quanto os alunos que assistiram à oficina, na busca pelo autoconhecimento e novos meios de cuidar da saúde feminina.
Referência 1:DA COSTA SILV A, Francisca Karoline et al. Nutrição e Tensão Pré-Menstrual: preferências alimentares e aspectos fisiológicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 17, p. e42101724158-e42101724158, 2021.
Referência 2:LIMA, L. de Oliveira.; GAUDENZI, Paula.; BONAN, Claudia. “Muito mais do que tratar doenças com plantinhas”: Ginecologia Natural e (re)construção de saberes. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 40, n. e22206.a.pt, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2024.40.e22206.a.pt