PROGRESSÕES ARITMÉTICAS NO ENSINO MÉDIO: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Resumo:O ensino que valoriza o protagonismo discente requer um ambiente que estimule a reflexão, a criação e a construção ativa do conhecimento, sendo os jogos pedagógicos uma estratégia eficaz na promoção de uma aprendizagem lúdica, colaborativa e crítica (Grando, 2000). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o impacto do uso de jogos na aprendizagem de matemática e formação inicial de professores, no estudo de Progressão Aritmética (P.A.) com estudantes do 2º ano do ensino médio da escola-parceira do PIBID-Matemática. A equipe do PIBID realizou intervenções pedagógicas sobre P.A. em quatro turmas de 36 estudantes, com duração de 50 minutos cada. Na primeira intervenção foi utilizado o jogo ACITEMTIRAP (Soares, 2021), em que os estudantes foram organizados em grupos e usaram cartas para formar progressões aritméticas, calcular razões e discutir estratégias, estimulando o raciocínio lógico, o trabalho colaborativo e a competitividade. Eles alcançaram êxito no jogo, identificando e construindo sequências, calculando a razão, e aplicando esse conhecimento na resolução de problemas. Algumas dificuldades foram observadas e solucionadas pela equipe, como a compreensão das regras e estratégias. Na segunda intervenção foi utilizado o jogo autoral Xeque-PA, que possui um tabuleiro 8x8 com casas coringas e instruções específicas, incluindo o lançamento de dados, em que cada número correspondia a uma peça de xadrez com seu respectivo movimento. Avançando pelo tabuleiro, os estudantes construíram uma P.A. de 12 elementos, com razão pré-estabelecida. Houve engajamento e interação entre os estudantes, com maior compreensão sobre as progressões. Os resultados evidenciam que, ambos os jogos, potencializam o aprendizado sobre um conteúdo matemático comumente considerado difícil, consolidando habilidades e despertando maior interesse nas turmas. Considera-se que o PIBID contribui diretamente para a formação docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre a prática pedagógica e incentivando a elaboração de materiais didáticos, como jogos educativos, que articulam teoria e prática no contexto escolar.
Referência 1:GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
Referência 2:SOARES, Daniel Camacho Fonseca. ACITEMTIRAP: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática