LABORATÓRIO DE POLÍTICAS DO CLIMA E HISTORICIDADES NO ANTROPOCENO (LAPACHA)
Resumo:Vivemos em um tempo de catástrofes climáticas e ambientais, que tem impulsionado reflexões urgentes sobre os modos de existência e o futuro do planeta. O conceito de Antropoceno, é proposto, no início deste século, para designar uma nova época geológica marcada por alterações irreversíveis no Sistema Terra, causadas pela ação humana. Esse conceito tem sido debatido nas ciências humanas por críticas à ideia de uma “humanidade genérica” desconsiderando os processos de violência impostos pelo capitalismo e pelo colonialismo. Diante desses desafios, criamos na Universidade Federal de Alfenas, o Laboratório de Políticas do Clima e Historicidades no Antropoceno (LaPACHA). Somos um laboratório interdisciplinar que tem produzido diversas pesquisas sobre movimentos de resistência ecológica ao “pós-Holoceno”, imaginando futuros possíveis. Atuamos em pesquisas e projetos que dialogam com políticas ecológicas, justiça climática, territorialidades e saberes ancestrais. Desenvolvemos pesquisas sobre as concepções ecológicas na produção de Amílcar Cabral; História profunda indígena e suas heranças cosmológicas; resistência feminina ligada ao EZLN; resistências ecológicas presentes nas políticas de patrimônio de Alfenas e região; diferentes efeitos do conceito de “cuidado”, nas resistências afro-diaspóricas e ameríndias localizáveis em Minas Gerais; no conceito Pachacuti como contribuição de resistência ao Antropoceno.
Referência 1:CRUTZEN, Paul J; STOERMER, Eugene F. O antropoceno. Piseagrama, Belo Horizonte, seção Extra! [conteúdo exclusivo online], 06 nov. 2015.
Referência 2:LOWANDE, W. F. F. A ciência no tempo das catástrofes: o caso da emergência da Ciência do Sistema Terra. História (São Paulo), v. 42, p. e2023007, 2023.
Referência 3:TURIN, Rodrigo. Antropoceno e futuros presentes: entre regime climático e regimes de historicidade potenciais. Topoi (Rio de Janeiro), v. 24, n. 54, p. 703–724, 2023.