PROJETO “FARMÁCIA EM FOCO”
Resumo:Embora políticas públicas tenham ampliado o acesso ao ensino superior no Brasil, ainda existem obstáculos à sua democratização, como a evasão escolar, a desigualdade na qualidade do ensino básico e a carência de informações sobre trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse contexto, o projeto “Farmácia em Foco”, criado pelo PET Farmácia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), tem como objetivo esclarecer dúvidas de estudantes do ensino médio da rede pública sobre o ingresso na universidade e no curso de farmácia. A metodologia envolve dois encontros presenciais e interativos. Primeiro, os petianos visitam as escolas e, por meio de slides e panfletos, explicam as formas de ingresso em universidades públicas, abordando ENEM, SISU, sistema de cotas, notas de corte e listas de espera, além de apresentar os cursos da UNIFAL-MG, com destaque para a graduação em farmácia e suas áreas de atuação. Depois, os alunos visitam o Campus Sede, participando de visitas guiadas e de aulas práticas nos laboratórios de farmacognosia, parasitologia clínica, cosmetologia e outros. Em 2025, o projeto atendeu a Escola Diretor Nélson Rodrigues (Serrania-MG) e a Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa (Alfenas-MG), além de participar do evento “Unifal pra Você”, que recebeu estudantes de diversas cidades para uma mostra de profissões com jogos interativos e visitas guiadas nesses laboratórios. Durante as atividades, foi possível observar a estimulação e o despertar do interesse dos alunos pelo ensino superior e pelo curso de farmácia, momento em que diversas dúvidas são sanadas e aflora a vontade de ingressar na universidade. Assim, o projeto tem contribuído para a disseminação do conhecimento e o incentivo à educação superior, desempenhando papel relevante no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, preparando-os para desafios e oportunidades do meio acadêmico e promovendo impacto positivo na formação de futuros profissionais e para uma sociedade mais qualificada e responsável.
Referência 1:CHWARZ, J. C. et al. Dificuldades encontradas por estudantes no ensino superior e práticas institucionais adotadas para superá-las: revisão de literatura. Rev de Est em Ed. v.23, n.3, p.741–761, 2021.
Referência 2:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. Brasília, DF: INEP, 20 jun. 2017. Atualizado em 30 jun. 2025