AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE XILANOLÍTICA DE FUNGOS FILAMENTOSOS ISOLADOS NA CONVERSÃO DE BIOMASSA RICA EM XILANA PARA PRODUÇÃO DE XILOOLIGOSSACARÍDEOS COM POTENCIAL PREBIÓTICO.
Resumo:A bioprospecção de fungos filamentosos produtores de xilanases representa uma estratégia promissora para a obtenção de xilooligossacarídeos (XOS), compostos com reconhecido potencial prebiótico. Essas enzimas atuam na degradação da xilana, principal polissacarídeo da hemicelulose, liberando XOS, que podem ser aplicados em processos industriais e no desenvolvimento de alimentos funcionais. Este estudo teve como objetivo selecionar fungos filamentosos isolados de ambientes que simulam mudanças climáticas, previamente identificados molecularmente pelo co-orientador Tássio Brito, avaliando seu potencial para a produção de xilanases. Fragmentos de aproximadamente 1 cm² dos isolados cultivados em ágar-Sabouraud dextrose foram inoculados em erlenmeyers contendo 25 mL de meio mínimo (1,25 mL de sais de nitrato, 0,025 mL de elementos-traço e 0,25 g de farelo de trigo como fonte única de carbono), ajustado para pH 6. As culturas foram incubadas a 30 ºC, tanto em estado estacionário quanto sob agitação constante (120 RPM), durante cinco dias, em quadruplicata. Uma das replicatas foi destinada à coleta de alíquotas diárias para monitoramento da produção proteica e enzimática. A concentração de proteínas foi determinada pelo método de Bradford (1976), enquanto a atividade enzimática foi avaliada pelo método de Miller (1959), considerando como unidade enzimática a conversão de 1 μmol de substrato em produto por minuto. Em todas as análises, utilizou-se branco como controle das reações. Os fungos selecionados apresentaram produção relevante de xilanases, com atividade variando de 0,0708 a 0,5267 U/mg, e concentrações proteicas entre 12,75 e 74,84 μg/mL. Esses resultados indicam que todas as cepas possuem potencial para produção de xilanases, embora em diferentes níveis de eficiência. Conclui-se que as cepas selecionadas são promissoras para aplicação na liberação de XOS. No entanto, estudos adicionais de otimização, caracterização das enzimas e avaliação da produção de XOS ainda são necessários para aplicações industriais.
Referência 1:BRADFORD, M. M. A rapid and sensitive method for the quantitation of microgram quantities of protein utilizing the principle of protein-dye binding. Analytical Biochemistry, New York, v. 72, 1976.
Referência 2:MILLER, G. L. Use of dinitrosalicylic acid reagent for determination of reducing sugar. Analytical Chemistry, Washington, v. 31, n. 3, p. 426-428, 1959.