PERFIL FENÓLICO DE EXTRATOS ETANÓLICOS LIOFILIZADOS OBTIDOS DE RESÍDUOS DA VITICULTURA FAMILIAR NO SUL DE MINAS GERAIS
Resumo:A produção de vinhos no sul de Minas Gerais ocupa a 7ª posição no cenário nacional, destacando-se pela qualidade das uvas, reconhecida e premiada em diferentes contextos. O crescimento dessa atividade tem resultado na geração expressiva de resíduos agroindustriais, como engaço, os quais podem acarretar impactos ambientais relevantes quando não manejados e descartados de forma adequada. Nesse contexto, o presente estudo propõe a valorização desse subproduto por meio de sua transformação em compostos de interesse, visando agregar valor, fomentar práticas sustentáveis e contribuir para o fortalecimento econômico da viticultura familiar na região. As amostras referentes a foram cedidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), foram analisados os engaços da uva da espécie Vitis vinifera variedade Syrah, advinda de Botelhos, MG. Após a coleta, as amostras foram secas em estufa com circulação de ar a 55 °C, posteriormente moídas e submetidas à extração por maceração em etanol 70% durante três dias. Em seguida, os extratos obtidos foram concentrados por rota-evaporação e submetidos ao processo de liofilização. A quantificação dos compostos fenólicos totais foi realizada pelo método de Folin-Ciocalteu, com leitura em microplacas, que foi adaptado para microvolumes. O extrato do engaço apresentou uma média de 64,52 mg GAE/g um desvio padrão de 2,07% e um coeficiente de variação de 3% indicando um potencial antioxidante relevante. Os resultados iniciais indicam que os resíduos provenientes da viticultura apresentam elevado potencial bioativo, associado à expressiva presença de fenólicos, o que reforça a viabilidade de sua utilização no desenvolvimento de produtos sustentáveis e de maior valor agregado. Investigações complementares serão conduzidas a fim de aprofundar o conhecimento sobre as possíveis aplicações desses extratos.
Referência 1:PEIXOTO, A. Gestão de resíduos na vitivinicultura: uma revisão bibliográfica a respeito dos impactos ambientais. Ifsertao-pe.edu.br, 2025.
Referência 2:Al-Duais, M.; Muller, L.; Bohm, V.; Jetschke, G. 2009. Antioxidant capacity and total phenolics of Cyphostemma digitatum before and after processing: use of different assays. Eur. Food Res Tecnol, 228