TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo:A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma intervenção coletiva que por meio da escuta ativa e do fortalecimento dos vínculos possibilita a ressignificação do sofrimento e, com isso, trabalha como uma forma de prevenção e promoção em saúde. O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão integrativa sobre a TCI em periódicos científicos. O descritor “terapia comunitária integrativa” e seu correspondente em inglês foram buscados nas bases de dados: periódicos Capes, Scielo, BVS e Pubmed. A partir disso, 98 artigos foram lidos e analisados. Foi possível notar que o público-alvo e o cenário/serviço das investigações apresentadas são diversos, mas a formação das/os autoras/es está mais voltada para o campo da saúde, sobretudo da Enfermagem. No que diz respeito aos desfechos, 74,5% apontam melhora na qualidade de vida das/os participantes e 12,2% abordam não só essa melhora mas também uma contribuição coletiva referente à cidadania. O impacto positivo das rodas de TCI é uma evidência entre os artigos analisados, o que indica a potencialidade dessa ferramenta, sobretudo na saúde mental, uma vez que auxilia na ressignificação do sofrimento, bem como no fortalecimento dos vínculos entre as pessoas.
Referência 1:BARRETO, Adalberto de Paula. Quando a boca cala, os órgãos falam… desvendando as mensagens dos sintomas. 2 edição. Fortaleza: LCR, 2014.
Referência 2:MARTINI, G. Terapia comunitária integrativa (TCI) no Paraná: um “planeta étnico” em cada roda. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 183–197, 2016.