PRATICANDO COM CIÊNCIA
Resumo:O Programa de Educação Tutorial Ciências Biológicas desenvolve iniciativas que integram ensino, pesquisa e extensão, uma dessas iniciativas é o projeto “Praticando com Ciência”, que vem atuando em parceria com as escolas E. E. Padre José Grimminck, em Alfenas-MG, E. E. Diretor Nelson Rodrigues, em Serrania-MG e E. E. Dom Othon Motta, em Conceição do Rio Verde-MG. Este projeto também obteve uma breve parceria com o Colégio CRA, em Alfenas-MG. O projeto atende alunos de turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ofertando recursos didáticos para realização de atividades práticas. Os materiais desenvolvidos para realizar as atividades são: aulas expositivas, exposição de material biológico, fósseis, exibição de filmes, demonstrações de experimentos, elaboração de materiais para a Feira de Ciências, e também mediar visitas guiadas da Escola a Universidade. Para realização do projeto, alguns petianos são designados como líderes, com o papel de intermediar o contato entre PET e Escolas, a fim de entender a programação dos conteúdos aplicados durante os bimestres. Os líderes organizam dois grupos de petianos, os responsáveis por preparar as atividades que vão ser aplicadas em sala de aula, e os responsáveis por colocar em prática as atividades com os alunos. Uma ou mais intervenções mensais são executadas em cada instituição de ensino. O projeto realizou atividades que complementam os temas teóricos nos campos do ensino de Ciências e Biologia, através de intervenções lúdicas, facilitando a compreensão dos conteúdos. A execução do projeto nos permitiu visualizar um maior interesse dos alunos pelos conteúdos da dinâmica curricular, advindo de um contato maior com a prática. Desse modo conclui-se que a associação entre aulas teóricas e práticas é capaz de melhorar a qualidade pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem, melhorando também o desenvolvimento dos discentes do grupo PET em sala de aula.
Referência 1:BRASIL. Constituição (1988). Artigo 207. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
Referência 2:SUÁRES, A.; COELHO, A.; LIMA, A.; UNGLAUB, D.; OLIVEIRA, D.; PAROSCHI, E.; UNGLAUB, E.; STENCEL, E.; FURQUIM, G.; HEES, L.; PANAINO, R.; SILVA, S.; SILVA, S. Desafios Metodológicos do Ensino. 1. ed. E