DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE DISRUPTORES ENDÓCRINOS POR DESSORÇÃO DIRETA DE SORVENTES MAGNÉTICOS COM IONIZAÇÃO AMBIENTE
Resumo:Os disruptores endócrinos (DEs) são contaminantes emergentes de crescente preocupação global, capazes de interferir no sistema endócrino humano e associados a diversas doenças. O monitoramento eficaz de DEs em matrizes biológicas, como plasma e urina, é desafiador devido à complexidade das amostras e às limitações dos métodos de preparo tradicionais, como a extração líquido-líquido e a extração em fase sólida, que consomem tempo, solventes e geram resíduos. Dessa forma, este projeto propõe o desenvolvimento e validação de métodos analíticos baseados no uso de sorventes magnéticos acoplados à espectrometria de massas com ionização ambiente. Essa abordagem permite a extração eficiente de analitos e a análise direta, eliminando etapas complexas de preparo de amostras e separação cromatográfica. O objetivo principal é desenvolver um método multiclasse capaz de analisar bisfenóis, parabenos, benzofenonas e antimicrobianos. Até o momento, foi desenvolvido um método instrumental empregando LC-MS/MS para a avaliação do melhor material a ser empregado na dessorção direta dos analitos-alvo. Serão sintetizados sorventes magnéticos de Fe₃O₄, funcionalizados para seletividade, e otimizados parâmetros de preparo de amostras como agitação, pH, quantidade de sorvente e solventes de dessorção. A avaliação das figuras de mérito do método instrumental desenvolvido demonstrou excelente desempenho analítico. As curvas de calibração apresentaram linearidade adequada nas faixas selecionadas para todos os compostos estudados, com coeficientes de correlação superiores a 0,99. O coeficiente de variação para precisão foi inferior a 15% nas concentrações. A exatidão variou de 92% a 111%, demonstrando a confiabilidade do método. Cabe destacar, que este trabalho desenvolverá métodos analíticos simples, rápidos e sustentáveis para a determinação de DEs, contribuindo para a química analítica verde ao reduzir o consumo de solventes tóxicos e a geração de resíduos.
Referência 1:ANNAMALAI, J.; NAMASIVAYAM, V. Endocrine disrupting chemicals in the atmosphere: their effects on humans and wildlife. Environmental International, v. 76, p. 78-97, 2015.
Referência 2:JIMENEZ-DÍAZ, I. et al. Analytical methods for the assessment of endocrine disrupting chemical exposure during human fetal and lactation stages: a review. Analytica Chimica Acta,v. 892, p. 27-48, 2015
Referência 3:KABIR, E. R.; RAHMAN, M. S.; RAHMAN, I. A review on endocrine disruptors and their possible impacts on human health. Environmental Toxicology and Pharmacology, v. 40, p. 241-258, 2015.