OBSERVATÓRIO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE VARGINHA - MG
Resumo:O projeto de extensão “Observatório dos Espaços Públicos de Varginha-MG” tem como objetivo qualificar as políticas públicas municipais voltadas a praças e parques, por meio da produção e divulgação de informações, fortalecimento de iniciativas comunitárias e articulação com o Poder Público. Esses espaços desempenham funções essenciais para o lazer, sociabilidade e equilíbrio ambiental, influenciando no microclima e biodiversidade local. Durante o ano de 2025, foram desenvolvidas diversas atividades pelo projeto. Entre elas, destacam-se: organização de planilhas com dados coletados em visitas técnicas realizadas em 2024 em todas as praças e parques de Varginha-MG, elaboração de documentos técnicos sintetizando os resultados encontrados no que tange aos temas: Acessibilidade, sombreamento, presença de lixo e lixeiras, parquinhos infantis (“Playgrounds”), e academias de rua; apresentação dos relatórios técnicos para órgãos da Prefeitura de Varginha-MG (Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras), conselhos municipais de políticas públicas (Meio Ambiente e Direitos da Pessoa com Deficiência) e organizações sociais. Entre os resultados encontrados, destaca-se, por exemplo, que a maioria das praças apresenta baixa cobertura vegetal, sendo que 41,8% foram classificadas como “muito pouco” ou “pouco sombreadas”; em termos de acessibilidade, verificaram-se falhas como ausência de rampas e pisos táteis; e, quanto à limpeza, 81,3% dos locais apresentavam presença de lixo, enquanto 42,7% não possuíam lixeiras, além da inexistência de lixeiras de coleta seletiva. Também foram produzidos boletins e cards informativos sobre cada praça, reunindo dados de infraestrutura, conservação, acessibilidade e qualidade ambiental. Essas informações serão disponibilizadas online, detalhando a realidade socioambiental de cada praça e parque de Varginha-MG. Com essas ações, o projeto contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os espaços públicos, favorecendo decisões mais assertivas quanto à sua manutenção e melhoria, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente aqueles relacionados a cidades sustentáveis, ação climática e redução das desigualdades.
Referência 1:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
Referência 2:BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Brasileira: documentos temáticos. Brasília: MMA, 2000.
Referência 3:UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Pró-Reitoria de Extensão. Aditivo I – Edital PROEC 01/2025: Observatório dos Espaços Públicos de Varginha-MG. Alfenas: UNIFAL-MG, 2025.