A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SUL DE MINAS
Resumo:O projeto de extensão "A imaginação sociológica e o sul de Minas" teve seu início em 2017, com o desenvolvimento de atividades em parceria com as escolas públicas de Alfenas e o jornal online Alfenas Hoje. A partir de 2021, o projeto se direcionou à produção de materiais para a publicação no jornal parceiro. O objetivo é disseminar o conhecimento sociológico de maneira acessível e incentivar os cidadãos de Alfenas a adotar um pensamento sociológica sobre a compreensão dos fenômenos socais do seu cotidiano. Sua metodologia baseia-se, principalmente, no levantamento e na análise de dados secundários sobre a região. A principal referência teórica em que o projeto se baseia é o conceito de imaginação sociológica, do sociólogo Wright Mills (1982), que trata sobre a necessidade de se compreender a realidade na qual os indivíduos estão inseridos, de uma forma relacionada ao global. Neste ano, as atividades estão focadas na publicação de matérias produzidas por meio de análises de dados do Censo de 2022 e da pesquisa “A identidade sul-mineira”, contextualizando com as transformações observadas nos municípios do sul de Minas, em especial em Alfenas, e seus impactos para a população. Estão sendo elaboradas matérias sobre: a opinião dos sul-mineiros referente à região onde moram, o conhecimento dos moradores das instituições de ensino superior da região, em que a UNIFAL-MG se destacou, os municípios mais importantes do sul de Minas e as principais atrações turísticas locais. Também estão sendo analisados temas que abordam questões sociais de Alfenas, como o nível de escolaridade e a religião de seus cidadãos, ampliando o olhar sobre diferentes dimensões da vida no sul de Minas.
Referência 1:ALFENAS HOJE. Projeto da Unifal, que tem Alfenas Hoje como parceiro, possibilita análise sobre a sociedade local. Alfenas Hoje, 2022. https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=21055
Referência 2:MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.
Referência 3:INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2025.