AKIXI NO ENSINO DE HISTÓRIA: PROJETOS DE ENSINO PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
Resumo:Esta pesquisa, articulada no âmbito do PIBID, tem o intuito a descolonização dos conhecimentos históricos no ensino básico por meio do estudo da máscara Mwana wa Pwó dos cokwe da Lunda. A Lunda é compreendida como uma região de convergência (M’Bokolo, 2009) que abrange atualmente partes de Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia. A pesquisa é fundamentada na crítica à predominância de referenciais europeus que são tomados como universais (Feierman, 1993). Pensando a valorização dos saberes dos povos da Lunda, buscamos refletir sobre as potencialidade dos Akixi , máscara e mascarado cokwe (Carvalho, 2023, p.24), estudados pelo etnógrafo caboverdiano Mesquitela Lima (1967), na Lunda na década de 1960. Em que pese a lei 10.639/03, propomos a produção de projetos de ensino com o objetivo de mediar a aprendizagem, a fim de exercitar a imaginação histórica com base nos Akixi. Por fim, a apresentação a ser realizada pretende que seja uma contribuição para a lei e a descolonização do conhecimento como um dever ético para o ensino de história, em especial para a formação de uma pibidiana.
Referência 1:CARVALHO, Alice Aparecida de. Os Akixi da Lunda-Cokwe: máscaras e mascarados no processo colonial português, 1936-1975. Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alfenas, 2023.
Referência 2:LIMA, Augusto Guilherme Mesquitela. Os Akixi (mascarados) do nordeste de Angola. In.: Revista do Museu do Dundo: Subsídios para a História, Arqueologia e Etnografia dos povos Lunda. Lisboa: Revista Mu
Referência 3:M´BOKOLO, Elikia. Os “reinos da Savana”. In.: África Negra: história das civilizações. São Paulo: Casa das Áfricas, 2009. p.550-566.