ESTUDO DO METABOLISMO IN VITRO DA HARMINA: UM PRODUTO NATURAL CANDIDATO AO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON.
Resumo:Resumo: A harmina é um alcalóide β-carbonílico de origem vegetal com propriedades neuroprotetoras e anti-inflamatórias, tornando-se um composto promissor para o tratamento de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Parkinson. Para a avaliação do potencial terapêutico de novos fármacos, a compreensão de seu metabolismo é fundamental, especialmente por meio de estudos in vitro, que possibilitam identificar metabólitos ativos e prever interações medicamentosas. Este trabalho propõe a investigação do metabolismo in vitro da harmina, utilizando dois modelos complementares: microssomas hepáticos humanos e sistemas biomiméticos baseados em metaloporfirinas. Até o momento, foi desenvolvido um método analítico empregando cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS) para avaliação da harmina nos meios reacionais, permitindo o monitoramento preciso do substrato e seus metabólitos. A validação do método analítico demonstrou excelente desempenho, com curvas de calibração lineares apresentando coeficiente de correlação maior que 0,99. O coeficiente de variação para precisão foi inferior a 15% em todas as concentrações estudadas, enquanto a exatidão variou de 90% a 110%, demonstrando a confiabilidade do método desenvolvido. Em seguida, serão conduzidos ensaios com microssomas hepáticos humanos e metaloporfirinas para simular reações oxidativas e identificar produtos resultantes do metabolismo da harmina. A caracterização estrutural dos metabólitos será realizada por espectrometria de massas de alta resolução, permitindo a elucidação das vias de biotransformação. Espera-se como resultado a obtenção de um perfil metabólico completo da harmina, contribuindo para a compreensão de suas vias de biotransformação e possíveis aplicações farmacológicas. Os dados obtidos poderão oferecer subsídios para o desenvolvimento de derivados com melhor perfil terapêutico, maior eficácia e segurança aprimorada para o tratamento de doenças neurodegenerativas.
Referência 1:GAO, L. et al., (2024). The potential therapeutic strategy in combating neurodegenerative diseases: Focusing on natural products. Pharmacology & therapeutics, v. 264, p.108751.
Referência 2:MOREIRA, F.L. et al., (2017). In355–373. vitro metabolism studies of natural products are crucial in the early development of medicines. Phytochem Rev, v.16, p.