ESTUDO DE CASO DO CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O ENEM - “APRENDENDO A APRENDER” EM VARGINHA (MG): EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Resumo:O presente trabalho relaciona-se ao Cursinho Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Aprendendo a Aprender, realizado na Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha (MG), e a sua contribuição para o desenvolvimento social e educacional de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto oferecido pelo PET BICE e pela Pró-Reitoria de Extensão é destinado exclusivamente a estudantes e egressos de escolas públicas do município e da região sul-mineira. Nesse contexto, objetiva-se investigar como a iniciativa tem impacto na formação dos participantes, identificando as motivações que levam à matrícula e os fatores que contribuem para a evasão. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os estudantes do cursinho, por telefone. A pesquisa abrangeu um número de 34 estudantes incluindo desistentes dos anos de 2025 e 2024, dos quais obteve se o retorno de 22 respostas. Com base nos relatos dos estudantes, foi possível perceber que, segundo os mesmos, o cursinho tem acolhido alunos de diferentes perfis incluindo pessoas trans, negras, LGBTQIA + e idosos, reafirmando o seu compromisso com a diversidade. A partir das respostas obtidas na pesquisa, observou-se que a principal razão para a evasão dos alunos está relacionada à dificuldade em conciliar os estudos com a rotina diária, ao transporte de volta para casa em horários noturnos, ao cansaço após longas jornadas de trabalho e à dificuldade em retomar o ritmo de estudos. Configurando-se como estratégia de democratização do acesso ao ensino superior público, sobretudo por atender os perfis específicos mencionados. Sua atuação não apenas amplia as oportunidades, mas conforme Freire (1996) reforça a educação libertadora, centrada na escuta e no reconhecimento das realidades sociais. Assim, constitui-se como uma alternativa de inclusão social, promoção de justiça, de equidade no acesso à universidade pública e desenvolvimento local.
Referência 1:FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.