O ANTIGO E O NOVO: INCENTIVO À ESCRITA LITERÁRIA
Resumo:Iniciado em 2017, o Concurso Literário é um dos projetos que compõem o PET Letras e tem como principal objetivo incentivar a leitura e a escrita literária. Desde sua criação, o concurso já promoveu quatro edições, tendo como resultado a publicação das antologias: "Pedaços do Meu Canto" (2019), "O Que te Assombra Antes de Dormir?" (2020), "Lembranças" (2023) e "O Insólito e o Mágico no Cotidiano” (2024). Neste ano foi lançada a sua V edição, na qual o gênero literário escolhido é a Fábula, e o tema é “O Antigo e o Novo”. A ideia central dessa nova edição é criar uma conexão entre o passado e o presente valorizando esse gênero literário tradicional e trazendo novas perspectivas para histórias que são contadas por séculos e, segundo Pereira (2005), a fábula é um gênero textual que promove reflexões críticas e didáticas. Pensando nisso, a edição atual tem como expectativa a submissão de textos que abordem as temáticas dos dias atuais, mas preservando a essência da fábula. Também, foram oferecidas oficinas sobre produção de fábulas, a fim de possibilitar um espaço de troca e aprendizagem, contribuindo tanto para a elaboração de obras quanto para uma formação mais ampla dos participantes. Assim, o concurso não se limita a ser apenas um espaço de seleção de obras, mas também de incentivo à experimentação criativa. A divulgação é realizada principalmente através das redes sociais, aumentando o alcance e a visibilidade. A seleção dos textos para publicação da antologia é feita por profissionais de Letras, professores e pesquisadores convidados. Os petianos, envolvidos na organização do concurso, adquirem uma compreensão aprofundada do processo de curadoria literária, além de participar ativamente na revisão textual, edição e na publicação das obras escolhidas. Assim, o Concurso Literário não só incentiva a escrita de maneira significativa, como também contribui para o desenvolvimento de novos escritores, a formação dos envolvidos na sua promoção e para o fortalecimento da cultura literária na comunidade.
Referência 1:LA FONTAINE. Fábulas. Lisboa: Temas e Debates, 1997.
Referência 2:PEREIRA, Luciano (José Dos Santos Baptista). A fábula, um género alegórico de proverbial sabedoria. 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/22013.
Referência 3:SMOLKA, N. Fábulas Completas: Esopo. São Paulo: Moderna, 1995. Disponivel em: https://archive.org/details/fabulas-completas-esopo/page/n1/mode/2up