| Resumo: | Introdução: A Fisioterapia Intensiva e de Emergência está em crescente expansão, integrando protocolos modernos de avaliação e intervenção em pacientes hospitalizados em situação crítica. Nesse contexto, a Liga de Fisioterapia Intensiva e de Emergência (LIFIE/Unifal-MG) propõe-se a promover discussões acadêmicas atualizadas relacionadas ao ambiente hospitalar e sua prática interdisciplinar. Referencial teórico: As Ligas Acadêmicas representam espaços importantes de complementação à formação universitária, promovendo integração entre ensino, pesquisa e extensão. Elas favorecem o desenvolvimento de competências técnicas e sociais, estimulando o protagonismo estudantil e a atuação crítica na comunidade (PONTES et al., 2021; SILVA; FLORES, 2015). Dessa forma, a LIFIE/Unifal-MG atua na integração de conhecimento entre discentes e profissionais da área. Materiais e métodos: Relato de experiência das atividades desenvolvidas pela LIFIE/Unifal-MG. A liga possui 40 membros, envolvendo alunos, professores e profissionais da área. São realizadas atividades quinzenais via Google Meet, uso de Instagram para disseminação de conteúdo, e encontros presenciais para cursos e workshops, ainda promove simulações realísticas em contexto hospitalar e UTI juntamente aos discentes de Enfermagem e Medicina. As ações são interdisciplinares, contribuindo para discussões aprofundadas de casos clínicos e trabalho em equipe e fortalecendo o princípio de interdisciplinaridade profissional. Resultado e discussão: A LIFIE/Unifal-MG viabiliza a aplicação prática de conhecimentos científicos discutidos em grupo, fomentando o aprendizado ativo e a troca de experiências com profissionais de todo o país, promovendo a consolidação do protagonismo estudantil e desenvolvimento de competências técnicas e sociais na área (PONTES et al., 2021; SILVA; FLORES, 2015). Conclusão: Dessa forma, a LIFIE/Unifal-MG cumpre papel fundamental ao articular ensino, pesquisa e extensão na área de fisioterapia intensiva e de emergência. Por meio de suas iniciativas, promove o alinhamento com tendências científicas nacionais e internacionais, contribuindo para a formação abrangente e crítica dos estudantes, impactando positivamente a sociedade.
Palavras-chave: Intensivismo; Emergência; Extensão.
Financiamento/Apoio: UNIFAL-MG.
Agradecimentos: PET-MEC-SESu.
|
| Referência 1: | PONTES, C. O. et al. A importância das Ligas Acadêmicas para a formação universitária. GEP News, Maceió, v. 5, n. 1, p. 466–472, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/gepne |
| Referência 2: | SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 39, n. 3, p. 410–425, jul./set. 2015.
SILVA, S. A.; FLORES, O |