DIMENSÕES AFRICANAS NA HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL
Resumo:O projeto de extensão Dimensões africanas na história pública digital, que integra o programa de extensão Laboratório de história pública, no ano de 2025 tem como objetivo estudar os arquivos coloniais portugueses para levantar e catalogar fontes históricas a respeito da Lunda, região da África Central, e constituir a base de dados Mukanda Digital. Os arquivos portugueses estudados no momento são Diamang Digital (disponível no seguinte endereço: https://www.diamangdigital.net/index.php) e o espólio documental da Expedição Portuguesa ao Muatiânvua (disponível em acervo particular da coordenação do projeto). O montante documental está sendo analisado a partir do desenvolvimento de metodologias críticas de análise e com o uso de ferramentas digitais livres e de código aberto, como é o caso do Omeka, plataforma de gerenciamento de conteúdo digital que se encontra disponível em: https://app.unifal-mg.edu.br/historiadigital/. A opção por usar essas ferramentas digitais deve-se à intenção de contribuir com uma reflexão historiográfica sobre o uso de tecnologias digitais na pesquisa histórica e a partir de um movimento de Ciência Aberta. Além disso, a constituição da base de dados conta com a participação do público escolar, por meio da parceria com o Pibid História da UNIFAL-MG. Todas as ações propostas estão baseadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a partir de disciplinas e pesquisas de iniciação científica e mestrado junto ao curso de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI).
Referência 1:RIBEIRO, Elaine. Barganhando sobrevivências: os trabalhadores da expedição de Henrique de Carvalho à Lunda 1884-1888. São Paulo: Alameda, 2013.
Referência 2:NICODEMO, Thiago Lima; ROTA, Alesson Ramon; MARINO, Ian Kisil. Introdução: das humanidades Digitais à História Digital. In: NICODEMO, T.L., ROTA, A.R., MARINO, I.K. Caminhos da história Digital no Brasil. Vitória, ES: Editora Milfontes, 2022, p. 7-40.
Referência 3:TAVARES, Ana Paula. História e Memória: estudo sobre as sociedades Lunda e Cokwe de Angola. Lisboa, 2009. Tese (Doutorado em Antropologia) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.