LIGA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA INTEGRADA: PANORAMA DE ATIVIDADES E IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo:As ligas acadêmicas destacam-se como complementos à formação curricular dos discentes, já que vão em busca do enriquecimento acadêmico e profissional por meio do desenvolvimento de competências que não são totalmente contempladas em sala de aula. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Odontologia Integrada (LAOI), foi instituída em 2019 com o objetivo principal de ampliar o senso crítico, os conhecimentos científicos dos participantes e as possibilidades de atuação do cirurgião-dentista, através de atividades teórico-práticas integradas. As atividades incluem reuniões quinzenais para planejamento, grupo de estudos, pesquisas e extensões por meio de aulas internas e hands-on. Além de aulas abertas ao público mediante inscrição e de fomentar um perfil nas redes sociais (@laoiunifal) com postagens informativas, como é o caso das publicações denominadas “Revisa Odonto”, cujo objetivo é relembrar ao público aspectos iniciais muito utilizados na área. Desde a sua fundação, a LAOI mantém 16 membros ativos. No último ano, foram realizadas, aulas internas e hands-on com temas livres: “Oficina de Clareamento Dentário Caseiro e de Consultório”, “Oficina de Escaneamento Intraoral”, “Pesquisa em Base de Dados Científicos”, “Cuidados Paliativos com o Paciente” e “Biópsia com Laser de Alta Potência”; e uma aula aberta ao público sobre “Fotografia Odontológica: por onde começar?”. Além de participar de eventos como a “XXX Jornada Mineira de Estomatologia”, “X Simpósio Integrado” e “XLIX Semana Científica Odontológica da Unifal”. Sendo assim, a LAOI cumpre um papel fundamental na formação de cirurgiões-dentistas mais críticos e integrados à odontologia moderna, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade, gerando benefícios mútuos.
Referência 1:FIOR CA. Contribuições das atividades não obrigatórias na formação do universitário. Mestrado Dissertação – Faculdade de Estadual de Campinas, 2003.
Referência 2:KELLER-FRANCO E., et al. Inovação Curricular na Formação dos Profissionais da Saúde. E-curriculum, v.8, p. 1-14, 2012.