PROPOSTA DE UM PROJETO EDITORIAL PIBIDIANO ORIENTADO PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo:A atividade editorial relacionada à produção de material didático consiste em transformar o projeto editorial, conforme Leffa (2007), em uma obra a ser consumida pelo público-alvo e que deve ser produzida como uma sequência de atividades com o objetivo de criar um instrumento de aprendizagem. Deste modo, o presente trabalho objetiva dar a conhecer o processo de elaboração e editoração de um material didático no formato de uma apostila didática para o ensino de espanhol denominada Español en Acción (Espanhol em Ação). A iniciativa surgiu voltada para atender estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Ismael Brasil, escola parceira do Subprojeto Interdisciplinar de Letras/Línguas Estrangeiras que integra o Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Docente – PIBID/CAPES (2024-2026) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. A apostila elaborada toma como base os Componentes dos Itinerários Formativos da Área do Conhecimento e Eixos Estruturantes das Práticas Comunicativas e Criativas do Novo Ensino Médio de Minas Gerais (2024), a qual se articula com a Área de Linguagens e suas Tecnologias (BNCC, 2018), buscando familarizar os estudantes com os conteúdos curriculares básicos do ensino do espanhol como língua estrangeira (E/LE), tais como noções de gramática, situações comunicativas, cultura hispânica, textos literários e outros de interesse. Nesse sentido, o material elaborado de acordo com a perspectiva de ensino adotada, a abordagem comunicativa (Almeida Filho, 2013), tem como foco o desenvolvimento da competência linguística em língua estrangeira (LE), considerando o uso da língua em contextos reais de comunicação e suas variedades, assim como o desenvolvimento das habilidades linguístico-textuais, interculturais e literárias (Paraquett, 2010). Portanto, se pretendem analisar os procedimentos editorais que foram utilizados, bem como a seleção e organização do projeto editorial e a elaboração do projeto gráfico, conforme Guinsburg (2007) e Ribeiro (2020), e visando o produto final: a apostila de material didático Español en Acción.
Referência 1:LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat, 2007.
Referência 2:PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, Cristiano Silva e GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (Coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p.137-156.
Referência 3:RIBEIRO, Ana Elisa; CABRAL, C. A. (Orgs.) Tarefas da edição. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2020.