PROJETO DE EXTENSÃO - DOAÇÃO
Resumo:A doação de sangue (e de medula) é um ato nobre e altruísta que pode salvar vidas. O sangue é um recurso vital para o tratamento de diversas doenças e traumas, e a doação de sangue é a única fonte de reposição desse recurso. A doação de sangue é fundamental para garantir que os bancos de sangue tenham estoques suficientes para atender às necessidades dos pacientes que precisam de transfusões sanguíneas. A doação de sangue é um processo simples e seguro que geralmente leva menos de uma hora. Após a doação, o corpo repõe rapidamente o volume de sangue doado, e o doador pode voltar às suas atividades normais em pouco tempo. A ação é desenvolvida juntamente com o Hemonúcleo Regional de Poços de Caldas, responsável pela coleta e distribuição do sangue doado. As atividades buscam não apenas aumentar o número de doadores, mas também informar sobre a importância de doação regular e voluntária, esclarecendo dúvidas comuns, como os critérios para doação, benefícios sociais e mitos relacionados ao procedimento. Além da coleta em si, o projeto promove um espaço de integração entre universidade e comunidade reforçando o papel social da UNIFAL-MG como agente de transformação local. A divulgação do projeto acontece por cartazes, panfletos, banner digitais e posts em redes sociais com apresentações explicativas. O Hemonúcleo de Poço de Caldas disponibiliza equipamentos hospitalares, bolsas de coleta, seringas, agulhas estéreis, kits descartáveis, lanches antes do processo de doação e explicações sobre a coleta e sua importância. Todos os materiais informativos distribuídos pelo projeto são elaborados pelos participantes da ação e, são divulgados de forma física e digital. Em suas primeiras atividades, o projeto conseguiu envolver a comunidade e sensibilizar pessoas, aumentando o número de doadores, que aumentou de forma tímida, mas que é de extrema importância em um país onde há tantos tabus quanto a doação de sangue.
Referência 1:ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Blood safety and availability. WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/blood-safety-and-availability.
Referência 2:LUCAS, G. N. C.; OLIVEIRA, L. R.; PINHO, M. A. S. Barreiras e facilitadores para a doação de sangue: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, supl. 4, p. 1932-1940, 2018.