PROJETO CUIDANDO DA GENTE: ATIVIDADES LÚDICAS NA MINIMIZAÇÃO DAS TENSÕES NO AMBIENTE HOSPITALAR E O ENSINO DO AUTOCUIDADO
Resumo:O Projeto Cuidando da Gente foi criado em 1998, como atividade extensionista, e desde 2015 está vinculado ao “Programa Condições Crônicas: Cuidados Inovadores”. Fundamentado nos eixos teóricos dos Doutores da Alegria e da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, tem por objetivo minimizar a ansiedade da hospitalização e da doença por meio de atividades lúdicas, além de estimular o autocuidado e a valorização da vida. Participam discentes dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia, ciências da computação, nutrição e farmácia. São realizadas visitas ao hospital conveniado aos sábados, sendo os integrantes distribuídos em três grupos em escala de rodízio, A, B e C, com três trios cada um. Permanece a elaboração de vídeos e outros materiais disponibilizados nas redes sociais do projeto (Instagram), além da participação em eventos na comunidade interna e externa à universidade. Como resultado, no período de março à julho de 2025 foram publicados sete posts, alcançando 2988 contas pelo Instagram e realizadas 6 visitas com a estimativa de 750 atendimentos, utilizando-se de atividades lúdicas embasadas na palhaçoterapia, musicoterapia e papoterapia a pacientes, acompanhantes, funcionários e visitantes, e o estímulo ao autocuidado. Foram realizadas sete reuniões quinzenais para a capacitação dos membros, com realização de dinâmicas que instrumentalizam e fortalecem as competências psicoemocionais para o trabalho em equipe, as relações interpessoais, a comunicação, a empatia, a criatividade, o respeito às diversidades e as artes cênicas. Ademais, foi realizado em março o Processo Seletivo para inclusão de novos integrantes. Conclui-se que o doutor palhaço, por meio de estratégias lúdicas, desenvolve relações de acolhimento, de escuta e de diálogo, o que permite extrair do paciente, acompanhantes, visitantes e funcionários reações positivas, como o riso, a descontração e o aumento da autoestima, além de contribuir para aliviar o estresse no ambiente hospitalar, assim como, em outros setores.
Referência 1:DOUTORES DA ALEGRIA. Sobre Doutores. Disponível em: https://doutoresdaalegria.org.br. Acesso em: 13 ago. 2025.
Referência 2:OREM, Dorothea Elizabeth. Nursing: concepts of practice. 4. ed. St Louis (USA): Mosby Year Book Inc.; 1991