PROTAGONISMO, COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL ATRAVÉS DOS GRÊMIOS: UM “LABORATÓRIO DE CIDADANIA”
Resumo:Surge em meio ao contexto de ameaças à democracia, um projeto que visa informar e engajar politicamente jovens e adolescentes do ensino público da cidade de Varginha - MG. O projeto de extensão “Grêmios estudantis: educação política nas escolas” teve início em 2024, então denominado “Laboratório de Cidadania”, com o objetivo de promover cidadania e educação política, atuando de maneira a informar, engajar e incentivar socialmente os indivíduos, fazendo com que os mesmos se sintam presentes no seu contexto político atual de forma a discutir e solucionar conflitos coletivos. Algumas das referências utilizadas para o trabalho foram: 1) promoção da cidadania, em diálogo com as reflexões de T. H. Marshall e José Murilo de Carvalho; 2) educação em direitos humanos e direitos fundamentais, inspirado nas reflexões de Maria Benevides; 3) valorização da democracia e da participação, na esteira da lição de inúmeros autores, dentre os quais Boaventura Santos. Uma das frentes de atuação do projeto, sobre a qual discorro neste texto, atua na Escola Estadual Aracy Miranda engajando, informando e incentivando os estudantes visando a construção de uma auto-organização social, através do ensino jurídico, ético e moral, dentro do grêmio estudantil. Entre as atividades realizadas neste segundo ano do projeto, destaca-se: 1) Construção do estatuto do Grêmio; 2) Planejamento da Assembleia Geral para aprovação do estatuto. Dentre os resultados alcançados através da execução do projeto, até o momento, podemos destacar a atuação dos discentes em torno de um grupo que busca se qualificar para atuar nas escolas municipais fazendo com que sejam efetivos os ideais que trouxeram o projeto à vida.
Referência 1:BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se trata. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 309-318.
Referência 2:CARVALHO, José Murilo de. A cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
Referência 3:SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.