PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA LICENCIATURA
Resumo:O presente resumo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a experiência de inserção dos licenciandos no ambiente escolar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Essa iniciativa busca inserir os discentes das licenciaturas nas escolas públicas, proporcionando-lhes uma visão distinta daquela vivenciada enquanto alunos. Essa transição de papéis no cotidiano escolar, de aluno a futuro docente, pode ser impactante, especialmente para aqueles que, há pouco tempo, ocupavam a posição de estudante no ensino médio. Nesse processo, as aulas de Práticas em Educação mostraram-se essenciais para ampliar a compreensão sobre o papel do professor e desenvolver as primeiras competências pedagógicas. A partir de discussões e atividades, os licenciandos puderam planejar e reger aulas, refletindo sobre metodologias e estratégias capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. Assim, as experiências vivenciadas por meio do PIBID, em conjunto com a formação acadêmica, desempenham um papel fundamental na constituição do docente, ao possibilitar que o licenciando se reconheça como protagonista do processo educativo e reflita criticamente sobre os diversos desafios da prática pedagógica.
Referência 1:ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi. Relações de poder no cotidiano escolar: análise e reflexões da relação aluno-escola. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 274–285, 2014.
Referência 2:contextualizada e significativa. In: Contextualização e aprendizagem significativa: proposição de estratégias didático-metodológicas. Erechim: Edifapes, 2022.