PARTNERCHEP: ESTUDO DA VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE BRIQUETES COM RESÍDUOS DE PALETES DA CHEP
Resumo:Este estudo apresenta as bases de um projeto que propõe uma solução sustentável e escalável para o reaproveitamento de resíduos de paletes de madeira, considerando sua transformação em novos produtos de valor agregado. A iniciativa busca avaliar a transformação de resíduos em briquetes energéticos, um combustível limpo, de alta densidade e com ampla aplicabilidade nos setores industrial, comercial e agrícola. A proposta contempla, entre as alternativas de implementação, a atuação conjunta com cooperativas parceiras, incorporando também programas de capacitação técnica e suporte contínuo. Essa abordagem visa assegurar autonomia operacional, ao mesmo tempo em que promove benefícios sociais aos cooperados, como geração de renda e condições de trabalho digno, em consonância com os princípios de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG). Para o estudo da viabilidade econômica, foi conduzida uma análise de mercado e calculados indicadores financeiros amplamente utilizados nesse tipo de estudo, tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback e Valor Presente Líquido (VPL). Adicionalmente, realizou-se também uma análise comparativa entre briquetes e outras fontes de biomassas, considerando parâmetros como poder calorífico e densidade energética. Por apresentar maior concentração de energia por unidade, o briquete apresenta vantagens logísticas relevantes na estocagem e no transporte, contribuindo para a redução da área ocupada e dos custos operacionais (Silva, 2007). Do ponto de vista mercadológico, projeções da Allied Market Research (2023) indicam que o segmento global de combustível em briquetes de biomassa deverá atingir US$ 1,8 bilhão até 2033. A proposta aqui apresentada foi discutida com a CHEP, empresa global do setor logístico especializada em serviços de pooling de paletes e contêineres, que demonstrou interesse em sua implantação piloto em uma de suas unidades. Estruturado de forma modular e replicável, o projeto combina viabilidade econômica, impactos ambientais positivos e benefícios sociais, fortalecendo práticas de economia circular.
Referência 1:ALLIED MARKET RESEARCH. Biomass Briquette Fuel Market to Reach $1.8 Billion Globally by 2033 at 7.1% CAGR. 2023. Disponível em: https://www.prnewswire.com/news-releases/biomass-briquette-fuel-market-t
Referência 2:SILVA, Claudinei Augusto da. Estudo técnico-econômico da compactação de resíduos madeireiros para fins energéticos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, 2007.