ISOLAMENTO E CULTIVO DE AMEBAS PARA CARACTERIZAÇÃO DE VÍRUS GIGANTES.
Resumo:As amebas de vida livre (AVL) são protozoários do tipo Rizópodes amplamente distribuídos na natureza e que podem ser isoladas de praticamente todo tipo de amostra: poeira, ar, solo e ambientes aquáticos, sejam eles de água doce ou salgada. A fonte da amostra apresenta influência direta sobre o tipo de ameba predominante na cultura. O presente estudo teve como objetivo realizar o isolamento de amebas coletadas próximo ao Clube da AABB, na represa de Furnas para identificação pelo sequenciamento do DNA Barcoding (gene COI). Após isso, pretende-se detectar a presença de vírus gigantes de amebas, os chamados de NCDLVs (Nucleocytoplasmic Large DNA Viruses). Esses vírus representam um grupo com características incomuns e complexidade que rivaliza com a de alguns organismos celulares. O método de isolamento utilizado para a realização do experimento é conhecido como “walk out”. Para isso, as amostras coletadas foram centrifugadas e colocadas em meio de cultura 997 com bactérias E.coli previamente mortas por calor. Após esse crescimento, cubos do meio de cultura que continham as amebas foram colocados de cabeça para baixo em outra placa também com bactérias mortas. As amebas são livres para rastejar para fora debaixo do bloco, consumindo as bactérias e crescendo à medida que se movem para longe do bloco. Com os resultados obtidos a partir do experimento pode-se perceber que o “walk out” foi eficiente para isolamento de amebas deste ambiente. Após 6 dias os anéis de crescimento ficaram evidentes. Assim, pode-se ressaltar a importância do presente trabalho como a validação de um método que colabore para identificação de novas espécies, compreensão das relações ecológicas e bioprospecção.
Referência 1:BORATTO, Pedro V. M.; AZEVEDO, Bruna L. S.; SANTOS, Rafaela M. B.; et al. The discovery of a new Mimivirus isolate in association with virophage-transpoviron elements in Brazil highlights the main genomic and evolutionary features of this tripartite system. Viruses, v. 14, n. 2, p. 206, 2022.
Referência 2:CALIXTO, Paulo Henrique Matayoshi; TRINDADE, Fábio Rodrigues; BALLARINI, Arnaldo José; DIAS, Cláudio Alberto Gellis de Mattos; CAMPOS, Carlos Eduardo Costa; OLIVEIRA, Júlio César Sá de. Aspectos biológicos das principais amebas de vida de importância médica. Biota Amazônia , Macapá, v. 2, pág. 124-129, 2014.
Referência 3:EDInfo Ciências Biomédicas – Laboratório Maciver. Isolamento de Amebas . Disponível em: Maciver Lab — Protocolos (Universidade de Edimburgo).