AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIPROLIFERATIVO DE PQM-277 EM LINHAGENS CELULARES DE MELANOMA E SUA POSSÍVEL INIBIÇÃO DE HDAC6
Resumo:O melanoma é um câncer originado nos melanócitos, células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação cutânea e pela proteção contra a radiação UV. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde registrou 58.667 mortes por melanoma em todo o mundo. A alta agressividade desse tumor está relacionada à sua rápida capacidade metastática, atingindo gânglios linfáticos, pulmões, fígado, cérebro e ossos. Evidências indicam que a histona desacetilase 6 (HDAC6), enzima envolvida na desacetilação de resíduos de lisina em histonas, exerce papel crucial na proliferação celular, na evasão da apoptose e nos processos de invasão e metástase do melanoma. O PQM-277 é um composto híbrido inovador, resultante da combinação de piperina e ácido clorogênico, que demonstrou reduzir a viabilidade da linhagem de melanoma SK-MEL-147 sem apresentar citotoxicidade em fibroblastos dérmicos primários. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial terapêutico do PQM-277 em melanoma e investigar sua possível associação com a inibição de HDAC6. Para isso, foram realizados ensaios de viabilidade celular por MTT nas linhagens WM1366 e CHL-1, cultivadas em modelos 2D e 3D. A inibição de HDAC6 foi avaliada por imunocitoquímica, a partir da expressão de α-tubulina acetilada. Nossos resultados mostraram que o tratamento com PQM-277 reduziu significativamente a proliferação celular, no modelo 2D e 3D, e a área dos esferóides tratados, e não alterou a expressão de α-tubulina acetilada, sugerindo que a atividade de HDAC6 não é inibida. Em conjunto, esses achados indicam que o PQM-277 é um composto promissor, com potencial para contribuir no desenvolvimento de terapias mais eficazes e direcionadas contra o melanoma.
Referência 1:HU, Zhicheng; RONG, Yanchao; LI, Shuting; et al. Upregulated Histone Deacetylase 6 Associates with Malignant Progression of Melanoma and Predicts the Prognosis of Patients. Cancer management and rese
Referência 2:PRESSETE, C. G. et al. Piperine-chlorogenic acid hybrid inhibits the proliferation of the SK-MEL-147 melanoma cells by modulating mitotic kinases. Pharmaceuticals (Basel, Switzerland), v. 16, n. 2, p.
Referência 3:ZHAO, Chunlong; DONG, Hang; XU, Qifu; et al. Histone deacetylase (HDAC) inhibitors in cancer: a patent review (2017-present). Expert Opinion on Therapeutic Patents, v. 30, n. 4, p. 263–274, 2020.