PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TEMAS SOCIOAMBIENTAIS EM POÇOS DE CALDAS-MG
Resumo:Essa comunicação científica apresentará os resultados de uma iniciativa de pesquisa que está atualmente em curso no município de Poços de Caldas-MG, capitaneada pelo grupo de pesquisa Oikos (Unifal-MG) em parceria com o grupo Nepse (UFAC), com financiamento da FAPEMIG. Trata-se de uma pesquisa de opinião pública com participantes não identificados (survey), que entrevistará de modo presencial 400 pessoas, no mínimo, em setores censitários do município definidos por sorteio, com amostra definida segundo cotas de representação de idade, sexo, escolaridade e renda, estabelecidas a partir das métricas do Censo 2022. O resultado da pesquisa possuirá 95% de grau de confiança e 4,9% de margem de erro. A coleta foi iniciada em agosto de 2025 e seu término está previsto para novembro de 2025. O questionário foi montado entre os meses de junho e agosto de 2025, por meio de um processo colaborativo que envolveu diversos docentes e discentes das instituições participantes. Ele engloba questões sobre: a) condições sociais, incluso os elementos definidores da estratificação da amostra; b) ações pró-ambientais na esfera pública, incluso participação em manifestação/protesto sobre tema ambiental, subscrição de petição sobre tema ambiental, entre outras; c) ações pró-ambientais na esfera privada, incluso reciclagem, compra de produtos sustentáveis/rotulados, economia de água, entre outras; d) atitudes ambientais, incluso preocupação climática, preocupação com a floresta amazônica, entre outros; e) temas de interesse local, incluso visitação em praças e parques, conhecimento sobre conselhos municipais de meio ambiente (CODEMA), conhecimento sobre mineração em terras raras, entre outros. O banco de dados gerado por esse survey será disponibilizado publicamente e será utilizado em pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado que estão atualmente em andamento. Planeja-se também a divulgação social dos resultados do survey em mídias digitais e veículos de comunicação de massa.
Referência 1:DUNLAP, R. E.; MCCRIGHT, A. M.; YAROSH, J. H.. The political divide on climate change: partisan polarisation widens in the U.S.. Environment: Science and Policy for Sustainable Development. V. 58, n.
Referência 2:FRANZEN, A.; BAHR, S.. The development of global environmental concern during the last three decades. Current research in Environmental sustainability, v. 8, n. 100260, 2024.