CONSUMO ENERGÉTICO E HÍDRICO DAS FAMÍLIAS DOS DISCENTES DO ICSA/UNIFAL VARGINHA – ACESSO, GESTÃO DAS DESPESAS E USO CONSCIENTE
Resumo:Resumo: Introdução Este trabalho decorre da aplicação do projeto de mesmo nome, PREAE 6114 e foi aplicado ao longo do primeiro semestre letivo da vigência da Ação de Extensão. É objetivo proporcionar aos discentes experiência na atuação de caráter extensionista retornando à sociedade na forma de conhecimento aplicado, factível e útil para melhoria da qualidade de vida de sua família. O objetivo geral é avaliar a participação das despesas com água e energia elétrica na renda de suas famílias para uma boa administração do lar segundo Mankiw (2009). Os discentes orientaram seus familiares quanto ao uso consciente e sustentável propondo medidas de combate ao desperdício e monitoramento do consumo, despesa e, se necessário, direcionar famílias aos programas sociais. Referencial Teórico Dentre 17 ODS definidos (ONU, 2015) os ODS 12, 11, 7, 6 e 3 estão relacionados com o escopo deste trabalho. O uso sustentável dos recursos em questão impõe o entendimento de Patterson (1996) segundo o qual a eficiência energética é alcançada no “uso de menos energia para produzir a mesma quantidade/qualidade de serviços ou resultados úteis”. Metodologia Os discentes orientaram seus familiares sobre o projeto e registraram em planilha eletrônica o consumo de água e energia elétrica ao longo do primeiro semestre letivo. Ao final 37 discentes responderam ao formulário eletrônico e o público alvo foi de 131 pessoas. Resultados/discussão Trinta porcento das famílias exccederam o consumo médio percapta de 110 litros por dia recomendação mínima da ONU. A participação da despesa com água e energia elétrica em relação à renda foi de 1,70% e 2,73% respectivamente. Conclusão 75% dos discentes afirmaram que houve diminuição do consumo de água em litros e 73% de energia elétrica em Kwh. 92% dos discentes afirmaram que o projeto contribuiu muito ou bastante para o entendimento de sua ação extensionista.
Referência 1:MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
Referência 2:PATTERSON, Murray G. What is energy efficiency?: concepts, indicators and methodological issues. ELSEVIER, v. 24, n. 5, p. 377-390, mai 1996.
Referência 3:ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em 10/11/2022.