VIVA BEM COM UMA ESTOMIA
Resumo:Introdução: o Projeto de extensão “Viva bem com uma estomia” está vinculado ao Programa de Extensão Condições crônicas: cuidados inovadores e tem como objetivos: desenvolver ações de educação em saúde às pessoas com estomia e/ou ferida e seus familiares, estimular o autocuidado e propiciar uma experiência autêntica da prática aos seus integrantes. Referencial teórico: fundamentado na Pedagogia da Problematização de Freire, na concepção do ser humano inserido em seu contexto sociocultural. Material e Métodos: as ações do referido projeto foram desenvolvidas no período de janeiro a agosto de 2025 por discentes da graduação, pós-graduandos e docentes vinculados ao curso de Enfermagem. Compreendem reuniões para alinhamento das atividades e discussão de casos clínicos; o acompanhamento longitudinal de pessoas cadastradas nas Estratégias Saúde da Família do município, no serviço de saúde e no domicílio, e ainda, em um Centro de Alta Complexidade em Terapia Renal substitutiva para o cuidado de enfermagem. Resultados e discussão: 255 atendimentos de enfermagem às pessoas com estomia e/ou feridas incluindo o apoio aos familiares e o suporte aos profissionais de saúde para o enfrentamento desta condição; pesquisas em andamento: um trabalho de conclusão de curso, duas dissertações e três teses; apresentação de trabalhos em eventos reginais, nacionais e internacionais, publicação de três artigos. Conclusão: as ações desenvolvidas estão pautadas nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, favorecem a conexão entre a universidade, pessoas que buscam atendimento de enfermagem pelo Sistema Único de Saúde e profissionais da Rede de Atenção à Saúde. Promovem a prevenção de feridas e o processo cicatricial de lesões, o estímulo ao autocuidado e a formação cidadã do enfermeiro.
Referência 1:FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Referência 2:OLIVEIRA, A. M. C.; ROCHA, P. S. S. Diagnóstico situacional do tratamento de feridas na Atenção Primária no município de Belém-PA. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 96, n. 38, p. e– 02125
Referência 3:PAULA, Maria Angela Bocara; MORAES, Juliano Teixeira. Consenso Brasileiro de Cuidado às Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação 2020. São Paulo: Segmento Farma Editores, 2021. Disponível em: https: