DESCOMPLICANDO O DIABETES: AÇÃO COLETIVA DE CUIDADO E INFORMAÇÃO
Resumo:O diabetes mellitus é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) que afeta mais de 20 milhões de brasileiros, segundo o VIGITEL (2023). Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada de forma eficaz por meio de abordagem multidisciplinar, incluindo mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos e acompanhamento contínuo (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2024). Entretanto, muitas complicações decorrem do manejo inadequado, especialmente pela falta de educação em saúde nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) (NEVES et al., 2023). Nesse contexto, foi realizada uma ação de extensão universitária vinculada à Liga Acadêmica de Saúde Coletiva Multidisciplinar (LASCOM), voltada para a educação em saúde de pacientes diabéticos da cidade de Alfenas-MG. A atividade ocorreu nos ambulatórios municipais Plínio (26/05/2025) e São Vicente (12/06/2025) e teve como objetivo orientar sobre cuidados essenciais no manejo do diabetes, incluindo alimentação adequada, reconhecimento de sintomas relacionados a variações glicêmicas, prática de atividade física e prevenção de complicações. Durante a ação, os frequentadores dos ambulatórios foram convidados a aferir a glicemia capilar e responder a perguntas sobre seu conhecimento e práticas relacionadas à doença. Em casos confirmados de diabetes, investigou-se a adesão ao tratamento e as principais dificuldades relatadas. Foram distribuídos folders educativos com informações claras e acessíveis sobre prevenção e manejo do diabetes. No total, participaram 43 pessoas, sendo 14 com diagnóstico prévio de diabetes mellitus e 6 pré-diabéticas. Observou-se grande interesse dos participantes e relatos de dificuldades no uso correto dos medicamentos e na adoção de hábitos saudáveis. Acredita-se que a intervenção contribuiu para a conscientização e fortalecimento do autocuidado, podendo reduzir complicações associadas à doença e promover melhor qualidade de vida.
Referência 1:BRASIL. Ministério da Saúde. VIGITEL Brasil 2023: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
Referência 2:NEVES, R. G.; TOMASI, E.; DURO, S. M. S.; SAES-SILVA, E.; SAES, M. O. Complicações por diabetes mellitus no Brasil: estudo de base nacional, 2019. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1
Referência 3:SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2024. São Paulo: SBD, 2024.