UTILIZAÇÃO DA ENERGIA DE MICRO-ONDAS NA SÍNTESE DE POLÍMEROS DE IMPRESSÃO MOLECULAR VISANDO A PRÉ-CONCENTRAÇÃO DO ATENOLOL EM SISTEMAS AQUOSOS
Resumo:O crescente consumo de medicamentos tem se mostrado algo preocupante nas últimas décadas, principalmente do ponto de vista do impacto ambiental. O descarte inadequado desses compostos tem resultado na mudança dos sistemas endócrinos de alguns animais, assim como no seu comportamento. Assim, novas tecnologias têm surgido para identificação e quantificação desses contaminantes em amostras ambientais. Portanto, este trabalho tem como objetivo a síntese e aplicação de polímeros de impressão molecular (MIP), usando energia microondas, para estudos visando a remoção de atenolol em sistemas aquosos por adsorção. O material obtido foi caracterizado quanto a sua morfologia, propriedades térmicas e área superficial. Para os estudos preliminares de adsorção, foi desenvolvido um método por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) para a quantificação do atenolol entre 0,5 a 20 mg.L-1, obtendo-se um R²=0,999. Nesta curva analítica, o limite de quantificação foi de 0,413 mg.L-1 e o limite de detecção 0,124 mg.L-1. Atualmente, estão sendo conduzidos estudos envolvendo a remoção do atenolol no MIP para dar início aos estudos de adsorção e seletividade deste analito.
Referência 1:NIKOLAOU, A.; MERIC, S.; FATTA, D. Occurrence patterns of pharmaceuticals in water and wastewater environments. Analytical and Bioanalytical Chemistry, v. 387, n. 4, p. 1225–1234, 5 jan. 2007.